Com o mercado de games brasileiro ganhando mais força nos últimos anos com diversos títulos interessantes como Unsighted, Dodgeball Academia, Red Ronin, Dandy Ace, Fobia e mais, já é natural que os consumidores olhem para os nossos estúdios com um pouco mais de carinho em busca de novidades.

Esse cenário não deve ser diferente em 2023, e por isso separamos 8 jogos indies promissores do cenário brasileiro que valem a pena ficar de olho este ano, além de algumas menções honrosas que merecem ser lembradas. Confira:

  • Astrea: Six-Sided Oracle – o estúdio Little Leo Games traz um game de encher os olhos que mistura construção de deck com elementos de dados para criar um combate interessante e recompensador, também trabalhando um sistema de corrupção de luz e trevas que afetará seu personagem dependendo das suas escolhas. Astrea está disponível para lista de desejos na Steam e deve chegar ainda em 2023.
  • Bloodless – planejado para consoles e PC, Bloodless é trabalho do estúdio Point N’ Sheep e retrata uma aventura top down de uma ronin pacifista que derrota seus inimigos apenas com esquivas. Sua estética é um dos pontos que mais chamam a atenção, utilizando pixel art em tons de cinza, branco e vermelho. O game deve ser lançando entre o final de 2023 e o começo de 2024, e sua página na Steam já está disponível.
  • Frogue – desenvolvido por Thiago Oliveira, natural do Maranhão e responsável por jogos como Red Ronin e Undergrave, Frogue é uma interessante mistura de combate por turnos, bullet hell e estratégia que exigirá esforço por parte dos jogadores para ser dominado. O game ainda não tem data de lançamento exata confirmada, mas já pode ser adicionado à sua lista de desejos na Steam.
  • Keylocker – desenvolvido por Moonana, excelente desenvolvedora responsável por títulos como Osteoblasts e Virgo Versus The Zodiac, Keylocker é um rpg de ritmo com um complexo combate por turnos que exige um bom nível de precisão. O game aborda temas como libertação e rebeldia, contando uma história de um mundo cyberpunk onde a música foi proibida há muito tempo. Keylocker ainda não tem previsão de lançamento, mas já conta com página na Steam.
  • Pocket Bravery – desenvolvido pelo Statera Studio, Pocket Bravery foi um dos pontos altos dos anúncios da EVO 2022. O game possui pixel art e animações extremamente bem trabalhadas, personagens interessantes, diversos modos de jogo, foco no cenário competitivo – em suma, um jogo completo de luta para ficar no radar. Pocket Bravery deve estar disponível ainda no início deste ano, chegando para Playstation 4 e 5, Xbox One e Series X|S, Nintendo Switch e Steam.
  • Roadout – obra do estúdio Rastrolabs, do Ceará, Roadout é um cruzamento entre The Legend of Zelda: A Link to the Past e Mad Max. O game acompanha Claire, uma ciborgue que precisa atravessar um deserto dominado por uma inteligência artificial, combinando exploração, mistura de itens, mundo semi-aberto e corridas brutais. Ainda sem data de lançamento, o game também está disponível para lista de desejos na Steam.
  • Tropicalia – definido por Paulo Henrique Franqueira, o desenvolvedor do game, como o “primeiro bRPG de seu nome”, Tropicalia mistura RPG Maker com a cultura brasileira, contando com batalha por turnos, quick time events, coleta de itens e armas, e mais. O game já está disponível na Steam via acesso antecipado desde 2020, mas a ideia é fazer o lançamento oficial do game este ano, que também estará disponível para dispositivos móveis.
  • Vengeful Guardian: Moonrider – novo trabalho da Joymasher, responsável por Oniken, Odallus e Blazing Chrome, Moonrider acompanha um super soldado em busca de vingança contra seus antigos mestres. O game é um verdadeiro tributo aos plataformas de ação da era 8 e 16bit, como o clássico Ninja Gaiden. Vengeful Guardian: Moonrider estará disponível a partir de 12 de janeiro para Playstation 4 e 5, Nintendo Switch e PC via Steam.

 

Além desses excelentes jogos, outros excelentes projetos também merecem um pouco de nossas atenções, como Racco Venture, um verdadeiro plataforma 3D com muitos puzzles em um mundo colorido; Wind Runners, que propõe uma experiência sensorial difícil mas extremamente prazerosa; Sophie, um metroidvania 2D com pixel art fofa e uma atmosfera sombria; e Entre as Estrelas, projeto do Split Studio que está no Catarse e procura contar uma história que honre os povos originários do Brasil – deste último, você pode conferir mais detalhes na matéria abaixo: