Tendo sido originado no Nintendo 3DS e finalmente ganhando uma nova versão para plataformas modernas, Theatrhythm Final Bar Line marca a grande comemoração de 35 anos da série Final Fantasy e, principalmente, seu legado musical.

Mesmo sendo um jogo de ritmo, ele ainda adiciona seus próprios elementos à fórmula e consegue entregar uma experiência que é bem a cara da série.

Modos de Jogo e Progressão

O principal modo de jogo de Theatrhythm Final Bar Line é o Series Quest, onde podemos selecionar um título e jogar faixas selecionadas desse título que estão disfarçadas de encontros de batalha. Cada título desbloqueia um certo número de personagens que irão compor o seu grupo, cada personagem faz parte de um arquétipo e tem habilidades especiais e únicas que podem impactar o desenvolvimento do encontro de batalha.

O modo Series Quest apresenta fases com músicas em progressão linear com cada estágio tendo uma missão especial atrelada.

Esse é o maior ponto forte de Theatrhythm Final Bar Line e também seu grande diferencial de outros jogos de ritmo. Organizar seu grupo de 4 integrantes entre mais de 100 personagens de toda a franquia para executar tipos de ataques específicos para concluir quests especiais e o sentimento de progressão vindo de evoluir os personagens é algo que realmente dá um diferencial para o jogo e facilmente pode se tornar a atividade principal de um jogador que talvez não seja tão entusiasta assim de jogos de ritmo.

Tela de edição do grupo onde você pode escolher habilidades, summons e até cosméticos como Airship e Moogles para te acompanhar.

Enquanto a progressão é feita através da Series Quest, músicas são desbloqueadas para serem jogadas nos Music Stages, um modo livre de jogo onde você pode se concentrar apenas na música e em acertar as notas.

Há também modos de jogo online, porém não podemos conferir os recursos multiplayer até a data de publicação deste review.

Theatrhythm Final Bar Line permite que qualquer nota possa ser executada com o pressionar de qualquer botão, o qual é algo bem próximo do que temos em Kingdom Hearts: Melody of Memory, outro jogo de ritmo de uma grande série da Square Enix. Esse esquema de comandos permite com que o jogador use somente os botões mais convenientes para ele, porém isso também pode gerar algumas situações inesperadas durante o processo de progressão do jogo quando usadas em conjunto com as “notas direcionais” que são executadas utilizando os analógicos.

Vale também dizer que o jogo pode ser jogado quase em sua completude em modo co-op, não apenas local quanto online também e o Theatrhythm adiciona um elemento muito curioso para o co-op que é a possibilidade de jogar em par em um só controle. Isso tanto pode gerar uma situação meio desconfortável mas extremamente divertida quando jogando acompanhado onde cada pessoa segura uma metade do controle ou também pode ser usado como uma forma artificial de aumentar a dificuldade já que agora a regra de “qualquer botão vale para executar qualquer nota” não é mais tão livre assim. 

Uma festa faltando convidados

Mesmo sendo uma celebração dos 35 anos da série, Theatrhythm Final Bar Line estranhamente deixou algumas faixas muito especiais de fora do repertório regular do jogo. Músicas lendárias como Zanarkand de Final Fantasy X, que inclusive é a primeira música que toca quando o jogo começa, faz parte do conjunto de músicas exclusivas da versão Deluxe do jogo. Eyes on Me de Final Fantasy VIII e Kiss Me Goodbye de Final Fantasy XII que são os grandes temas de seus respectivos jogos também estão na seleção de músicas exclusivas da edição Deluxe. 

Theatrhythm Final Bar Line

Há outros exemplos como esse na seleção de músicas especiais da edição de luxo do jogo. Essas são faixas tão fortemente associadas com certos títulos que não incluí-las no repertório principal invalida totalmente o porquê de Theatrhythm Final Bar Line existir enquanto celebração da série.

Localização e Acessibilidade

O jogo não possui tradução para português dos seus menus e, além de um esquema de cores alternativas para as notas que podem ajudar pessoas com daltonismo, o jogo também não possui nenhum sistema dedicado para acessibilidade de pessoas com deficiência em suas opções.

Contudo, dada a natureza de comandos do jogo onde qualquer botão é válido para executar qualquer tipo de nota, Theatrhythm Final Bar Line parece ser o tipo de jogo que se adaptaria perfeitamente para qualquer tipo de controle especial para jogadores PcD.

Veredito

Mesmo que algumas escolhas de repertório sejam infelizes, Theatrhythm Final Bar Line ainda conta com uma seleção de quase 400 faixas selecionadas de todo canto imaginável da série Final Fantasy (Até mesmo de títulos completamente esnobados hoje em dia como Mystic Quest). 

Theatrhythm Final Bar Line é um jogo de ritmo sólido e competente no que se propõe e não se limita apenas ao bom e velho “apertar botão na hora certa” para engajar o jogador com o seu sistema de progressão único, que é feito sob medida para o fã de Final Fantasy planejar e otimizar os elementos em volta dele.

Theatrhythm Final Bar Line estará disponível para PlayStation 4 e Nintendo Switch no dia 16/02. O jogo tem uma demo disponível onde o progresso da demo pode ser transferido para o jogo principal.

*Chave cedida para review por: Square Enix

REVER GERAL
Direção
Trilha Sonora
Jogabilidade
Design
theatrhythm-final-bar-line-criticaMesmo que algumas escolhas de repertório ofusquem um pouco toda a reverencia que esse jogo faz à série Final Fantasy, Theatrhythm Final Bar Line ainda é um jogo de ritmo sólido e competente e com um modo de progressão único entre jogos de ritmo feito à medida para o seu público alvo.