Antes de tudo, vale lembrar que o filme live-action de Mulan não estragará sua experiência com a animação da Disney ou coisa parecida. A animação continuará disponível para ser assistida mesmo após a exibição do live-action, mas agora vamos ao tópico principal desse artigo.
Afinal, por qual motivo o dragão Mushu estará fora do live-action de Mulan. A diretora do longa, Nikola Jean Caro, frisou:
“Ele (Mushu) era muito popular nos EUA, mas os chineses odiavam. Gostaria que as pessoas entendessem isso e parassem de reclamar. Você não pode fazer um filme sobre a China e ofendê-los”.
O fato é que o dragão na China é um animal muito importante e sagrado, e pelo personagem do Mushu ser cômico e fazer piadas a todo o momento, foi considerado como um grande desrespeito, logo os chineses nunca aprovaram essa representação. No longa live-action acompanharemos a Hua Mulan (Liu Yifei) uma espirituosa e determinada filha mais velha de um honrado guerreiro. Quando o Imperador da China emite um decreto que um homem de cada família deve servir no exército imperial, Mulan decide tomar o lugar de seu pai, que está doente. Assumindo a identidade de Hua Jun, ela se disfarça de homem para combater os invasores que estão atacando sua nação, provando-se uma grande guerreira.
Mulan estreia no Brasil no dia 26 de março de 2020.