Lançado em abril de 2023, Stray Blade foi desenvolvido pela Point Blank Games e distribuído pela 505 Games, sendo lançado para PC, Xbox Series X|S e PS5. Com seu visual simpático, o título tem a proposta de oferecer ao jogador um mundo repleto de fantasias e desafios com uma jogabilidade inspirada no estilo soulslike.
Em sua narrativa, nosso protagonista e seu companheiro, chamado Boji, precisam recuperar a região do antigo Vale de Acrea. Para isso irão enfrentar inúmeros inimigos e desafios. De forma geral, sua história se desenvolve como nos jogos da franquia souls ao nos colocar em uma situação nebulosa que é pouco a pouco descoberta e enriquecida com textos que aprofundam a lore.
Se a história e gameplay são inspiradas no soulslike, o visual escolhido destoa ao apresentar um mundo bastante colorido e gráficos que apelam ao fantástico, o que foi uma boa escolha por combinar com o tom da história narrada e se diferenciar de muitos títulos que são disponibilizados no gênero. Além disso, também é possível regular a dificuldade do jogo e deixar Stary Blade mais acessível à diferentes públicos, isso sem perder os jogadores mais hardcore se estes assim decidirem optar por dificuldades mais extremas.
Mapas extensos e inimigos repetitivos
Stray Blade é divido em quatro grandes mapas que apresentam suas características próprias em relação a clima, algumas variações na vegetação e inimigos que chegam a ser um pouco repetitivos. Por mais que aja uma variedade interessante no começo da gameplay não demora muito para que as repetições comecem, sendo perceptível que de um mapa para outro apenas alguns detalhes sejam mudados. Infelizmente, entre tais detalhes não estão características como movimentações e maior contraste visual dos oponentes, o que poderia tornar o jogo mais interessante e desafiador em todos os níveis.
Por mais que o aspecto variedade seja um problema, a exploração do mapa é divertida e o uso de habilidades para alcançar novas localidades é bem utilizada. Ao explorar, além de obter mais recursos, também podemos enfrentar inimigos que rendem boas recompensas para equiparmos nosso personagem. Retomando o ponto dos inimigos, os chefes se destacam das repetições encontradas pelos mapas e apresentam batalhas com mecânicas únicas e muito dinâmicas.
As lutas e evolução
Em relação a gamplay, podemos dividir a experiência nos embates, obtenção de equipamentos e melhoria do personagem. Partindo do embate, as lutas são divertidas e apresentam comandos simplificados, porém pequenos bugs podem atrapalhar e dificultar o encontro com múltiplos oponentes ao mesmo tempo. Por exemplo, nem sempre a mira responde como desejado e acaba focando em um inimigo mais mais distante ou fora do alcance para um ataque. Este problema pode atrapalhar a luta e deixar uma situação estratégica desnecessariamente confusa.
Se as lutas apresentam o problema relatado, a obtenção de equipamentos pode também ser um pouco prejudicada por depender de blue prints encontradas no mapa, ou em batalhas, e que devem ser forjadas nas fornalhas dos acampamento. Assim, nada de vendedores, somente a partir da exploração do mapa! Um ponto positivo e que valoriza o tamanho do mapa que foi implementado para o game e evita mais repetições de trechos para o acumulo de recursos.
Falar da evolução do personagem é definir a arma que você escolhe para sua aventura e qual caminho será tomado na árvore de habilidades. Apesar de extensa, o jogo fornece experiência o suficiente para evoluir mais de um caminho, assim, deixando o jogador bem livre para alterar seus equipamentos e armas durante a jogatina. Por essa característica já fica claro que não há o foco em uma classe, mas sim em construir equipamentos e obter armas que possam ser utilizadas de formas consoantes ou experimentais.
Veredito
Stray Blade traz como ponto alto os elementos de criação e desenvolvimento da habilidades interessantes e atrativos que incentivam a exploração. Sua gameplay é funcional e acessível, porém o problema relacionado a mira e repetição de inimigos pode afetar o engajamento dos jogadores. As cores do mundo de Acrea são atrativas e o visual de forma geral é bastante caprichado.
Chave para review cedida por: 505 Games