Como parte da consolidação da marca Xbox no mercado de jogos, a Microsoft considerou adicionar a Square Enix ao seu catálogo de estúdios.
Essa informação vem de documentos divulgados como parte das audiências FTC v. Microsoft: de acordo com o site GameSpot, o Federal Trade Commision (FTC), órgão estadunidense que trabalha com o intuito de garantir a proteção das leis do consumidor, está tentando impedir que o acordo de compra da Activision Blizzard pela Microsoft seja finalizado antes do prazo estipulado.
Como parte da investigação e do julgamento, diversos documentos internos da Microsoft foram divulgados, onde foi tornada pública a intenção, no passado, da empresa em adquirir a Square Enix. Os motivos seriam muitos: reforçar a presença da marca Xbox no mercado asiático; adicionar mais conteúdo para o Xbox Game Pass tanto com lançamentos quanto com jogos já consolidados da Square; e também avançar no setor mobile, já que a Square também tem uma sólida base de jogos para dispositivos móveis.
Além da aquisição da Square, os documentos também revelam que a Microsoft havia considerado outros grandes nomes da indústria como a Sega e a Bungie: a Sega chegaria para compor o catálogo do Game Pass com os jogos de Sonic e de outras IPs famosas, e a Bungie traria Destiny e sua comunidade, além de sua infraestrutura de desenvolvimento para os estúdios Xbox.
Com o julgamento ainda em andamento, é possível que mais informações sobre as ambições – passadas ou não – da Microsoft também se tornem públicas.
Veja também: