F.I.S.T: Forged in Shadow Torch foi lançado em 2021 para PC, PlayStation 4 e PlayStation 5, chegando em junho de 2023 para Xbox Series X|S. Vale lembrar que o título chegou aos consoles da Microsoft diretamente no Game Pass. O título foi desenvolvido pelo estúdio TiGames e distribuído pela bilibili. O game traz claras inspirações de games metroidvania em sua estruturação de mapas e gameplay, mesclando com a utilização de cenários com profundidade e uma evolução mais detalhada do personagem.
Em seu enredo somos apresentados a um mundo de animais antropomórficos e a cidade de Tocha, que vive sob o domínio da Legião Robótica. Entre os personagens está nosso protagonista, o coelho Rayton, um ex-membro da resistência que vive na cidade de forma discreta. Em meio a conspirações e ataques de diferentes grupos, Rayton acaba se envolvendo e voltando a ativa para defender a cidade e seus habitantes de um ataque fatal da Legião.
Um ponto do game que chama bastante a atenção são seus combates fluidos, desafiadores e divertidos, em que por mais que a dificuldade possa ser alterada é mantido um bom nível de desafio. Com uma grande variedade de combos, novas combinações podem ser desbloqueadas, também liberando novas armas com o decorrer da história. Ao todo são três opções de armas e quatro de itens secundários que possibilitam não só formas variadas de ataques, mas funcionam como chaves para novas localidades que em uma primeira passada estão bloqueadas.
Por exemplo, após a metade do game liberamos um chicote elétrico que nos permite acessar áreas mais altas que o pulo não alcança. Com esta mesma arma podemos realizar ataques com maior distância que pode criar campos de danos contínuos por um curto espaço de tempo.
Tal qual as inspirações de Forged in Shadow Torch, o mapa possui ligações coesas, fluidez e facilidade para a navegação. Esta característica ajuda bastante, pois as idas e vindas são constantes mesmo que em certos pontos haja possibilidade de viagens rápidas. A variedade dos ambientes também é interessante, impactando não só no visual, mas também nas armadilhas e elementos funcionais, como pontos de salvamento, que são encontrados. Em relação a evolução, cada uma das três armas possui sua própria árvore de habilidades que possibilitam desbloquear novos golpes.
Se os ambientes são variados não se pode falar o mesmo dos inimigos. Enfrentando a Legião dos Robôs iremos ver com frequência tipos semelhantes com pequenas alterações em seu nível de poder, porém os chefes são marcantes e exigem um combate mais elaborado por parte dos jogadores. Uma curiosidade é que próximo ao final do game uma máquina de fliperama pode ser encontrada e nela Rayton pode escolher os chefes já enfrentados para batalhar novamente.
Veredito
F.I.S.T: Forged in Shadow Torch retoma características clássicas dos games metroidvania ao trazer uma navegação fluida pelos mapas e diversos momentos desafiadores. Seu visual é bonito e apresenta personagens com um design condizente ao mundo apresentado e com o que é esperado para esta época multigeracional dos consoles. Os combates são desafiadores e as habilidades/armas do personagem crescem de forma contínua, assim, possibilitando a liberação de novas passagens por cenários já visitados.
Tais característica, também já presente nos metroidvanias, incentiva a busca por recursos para a obtenção de novos golpes, itens secundários e colecionáveis. Desta forma, o game é divertido, desafiador com seus inimigos marcantes e com um combate bastante fluido.