Disponibilizada gratuitamente para Playstation, Xbox e PC em 25 de setembro, a demo de Sword Art Online Last Recollection traz as primeiras horas do novo game da franquia.

Desenvolvido pelo estúdio AQURIA, Last Recollection é o título de comemoração dos 10 anos da franquia Sword Art Online. O game é um RPG de ação com elementos de RPG de turno e MMOs que traz vários personagens de jogos anteriores de SAO.

Sua demo disponibilizada pela Bandai Namco acompanha os dois primeiros capítulos do jogo, introduzindo mecânicas, locais e personagens – conheça mais sobre o game e confira o que achamos do que vimos abaixo.

Começo da história

Baseado no arco Guerra do Underworld do anime de Sword Art Online, Last Recollection apresenta uma versão alternativa de eventos, seguindo os acontecimentos de Alicization Lycoris.

Aqui, Kirito, Alice e Eugeo estão seguindo em direção ao Portão Leste para se encontrar com Bercouli, líder dos Cavaleiros da Integridade. A guerra entre os Reino dos Humanos e o Território das Trevas está batendo na porta – literalmente.

Quando ninguém esperava, uma Cavaleira das Trevas aparece no acampamento da linha de frente dos humanos. Dorothy estava sendo atacada por outros monstros enquanto tentava uma audiência com Bercouli com um grande propósito: negociar a paz.

Kirito e seus companheiros, então, saem em uma missão de paz ao Território das Trevas, em direção ao líder dos Cavaleiros das Trevas. Durante a demo, podemos jogar os dois primeiros capítulos da história, com cerca de 3 a 4 horas de duração e com progresso transferível para o jogo final.

Sword Art Online: Last Recollection
Reprodução/Bandai Namco

Combate

O combate do jogo é seu principal elemento, sendo dividido entre realizar combos individuais com o personagem que o jogador escolher usando diferentes tipos de classe, e manejar o grupo como um todo com comandos para diferentes tipos de ações.

  • Escolha de personagens

O jogador tem a liberdade de escolher com qual personagem quer jogar, sem nenhum tipo de restrição. Ao escolher, o jogador também precisa organizar sua equipe e designar seu parceiro principal, que irá ser aquele que comandará o time caso o personagem principal seja derrotado.

  • Habilidades

Cada personagem tem diferentes tipos de habilidades, variando entre ataque, defesa e suporte. Para liberar novos ataques, é necessário utilizar os pontos ganhos em batalha no menu de Árvore de Habilidades.

Para usar esses ataques, o jogador pode personalizar diferentes teclas com ataques específicos: por exemplo, ao utilizar um controle de Xbox, o jogador irá precisar pressionar RB para abrir o menu de habilidades durante a batalha e escolher entre seus ataques disponíveis com X, A, B, Y ou os direcionais do controle.

Também existem técnicas especiais que só podem ser usadas em determinados contextos, como quando um inimigo está nocauteado ou quando seus companheiros de equipe tem sua barra de aliado cheia.

Sword Art Online Last Recollection
Reprodução/Bandai Namco
  • Comandos

Por ser um MMO, o jogo conta com elementos de combate em grupo, onde é possível dar diferentes comandos para seus aliados dependendo de sua barra de aliado. Por exemplo, ao abrir o menu pressionando LB no controle de Xbox, é possível pedir para que Alice, personagem com habilidades curativas, cure ela própria ou algum personagem do grupo durante cada batalha utilizando um dos atalhos com X, A, B e Y.

Quando o personagem escolhido como parceiro principal realiza essas ações, é possível elogiá-los, fazendo com que a barra de aliado de todos aumente, sendo possível utilizar novamente esses comandos.

  • Estilos de combate

Cada personagem tem uma classe específica, sendo que Kirito é o único que pode alternar entre diferentes classes ao mudar de estilo de combate e uso de arma. São essas: Espadas de 1 mão, Floretes, Adagas, Maças de 1 mão, Chicotes, Katanas, Espadas de 2 mãos, Arcos, Empunhadura Dupla, Lanças, Machado e Escudo, Foices e Armas Mano a Mano.

Cada estilo de combate tem sua própria Árvore de Habilidades, sendo plenamente possível alternar entre todas até encontrar o que for mais confortável para o jogador.

Sword Art Online Last Recollection
Reprodução/Bandai Namco

Veredito até aqui

Mesmo com tantos elementos interessantes no combate, Last Recollection não parece saber o que fazer com tudo isso. São muitas informações que precisam estar sempre na mente do jogador durante os combates, sendo bem simples se confundir com a quantidade de inputs necessários para realizar bons combos e manejar bem sua equipe.

Para entender a sensação, basta imaginar o sistema de combate de Final Fantasy VII Remake, porém sem o balanceamento de diminuir a velocidade dos acontecimentos ao redor para utilizar a parte de turnos do RPG. Uma forma de passar ao redor disso seria apenas focando no aspecto ação do jogo, apertando apenas o botão de ataque e seguindo desta forma – porém, essa é uma estratégia ruim, pois abrimos mão de todos os melhores ataques que os personagens possuem.

Além disso, a exploração do game parece, até o momento, ser bastante simplória, com tudo girando em torno de combates no caminho de missões para chegar aqui ou ali – falando em caminho, o jogo também exagera nas cenas de exposição, impedindo que o jogador vá por conta própria a vários lugares sem que precise ser interrompido a cada cinco minutos por cenas que, muitas vezes, soam desnecessárias – o que é, essencialmente, uma característica importante dos outros jogos da franquia.

Mas não é só de crítica que vive Last Recollection: sua história parece ser bastante interessante, construindo pequenas e grandes reviravoltas que só poderemos ver completas no lançamento do game. Sua trilha sonora, seguindo a regra geral da franquia SAO, é excelente, levando bem em consideração o que os arredores sombrios que a situação de eminência de guerra e uma viagem pelo Território das Trevas criam necessitam.

Esperamos que o jogo se beneficie de um lançamento completo e melhor polido, sendo o tipo de jogo que é melhor aproveitado a medida que as horas passam – se não for o caso, Last Recollection corre o risco de ser mais do mesmo na franquia SAO.

Sword Art Online Last Recollection
Reprodução/Bandai Namco

Sword Art Online Last Recollection chega em 6 de outubro para Playstation 4 e 5, Xbox One e Series X|S, e PC via Steam.