Durante painel no G-Star 2023, Yoko Taro falou sobre os conceitos de desenvolvimento por trás da produção de NieR: Automata.
Desenvolvido na PlatinumGames e lançado pela Square Enix em 2017, NieR: Automata é um RPG de ação com direção de Yoko Taro e produção de Yosuke Saito.
O game já vendeu mais de 7,5 milhões de cópias, sendo o maior sucesso da franquia NieR até o momento – quando perguntado sobre esse sucesso, Saito comentou que não será algo fácil de repetir, ao passo que Taro, categoricamente, afirmou ser “completamente impossível.”
Esse sucesso, de acordo com Saito, passa por um time de desenvolvimento bem equilibrado: além de contar com Taro e Saito, a equipe também foi formada pelo compositor Keiichi Okabe, pelo designer Takahisa Taura, e pelo designer de personagens Akihiko Yoshida.
Tanto Saito quanto Taro concordam que, mesmo que o time de desenvolvimento seja extremamente talentoso, nada seria possível apenas colocando todos esses nomes juntos. Taro diz que “é mentira dizer que as coisas vão acontecer bem se nós só juntarmos alguns talentos”, sendo muito importante a criação de uma boa relação entre os membros.
Ter uma equipe bem entrosada permitiu que os conceitos que os membros tinham para o game fossem bem trabalhados e bem vistos tanto nacional quanto mundialmente: Taro fala que o conceito por trás de Automata começou com a criação de um android que seria constante na série, pensado como uma “garota gótica lolita usando uma espada japonesa”. Esse conceito, que viria a se tornar a personagem 2B, foi escolhido como uma forma de agradar o público japonês e ser apoiado por um mercado de nicho internacionalmente.
Após isso, a ideia era nunca atravessar conceitos já criados, e sim adicionar elementos – tentando evitar comparações, esses elementos sempre buscavam ressaltar a originalidade do game.
Quando fala do seu estilo de escrita, Taro também explica que o roteiro mais sombrio do game é natural, dado seu tema de guerra e mortes – ter um tom mais leve não faria sentido com o jogo.
Apesar de personagens sombrios estarem ganhando notoriedade na indústria, Taro também fala que sua ideia original para Automata era ter uma história estranha ao invés de somente sombria.
Você pode conhecer mais sobre o processo de desenvolvimento de NieR: Automata em nosso artigo dedicado ao game.
Veja também: