Nesta terça-feira (27), a Sony anunciou a demissão de 900 funcionários da PlayStation e o fechamento de um de seus estúdios em Londres. As notícias foram enviadas por email pelo atual presidente e CEO, Jim Ryan, que deixará o cargo ainda este ano.

De acordo com o email, a decisão foi tomada para focar na “sustentabilidade a longo prazo” e “entregar as melhores experiências para a comunidade”.

Com a totalidade de funcionários que serão desligados, é contabilizado 8% da força de trabalho em todas as regiões do mundo. Já em relação aos estúdios serão encerradas as atividades PlayStation Studios London, criado em 2002 e responsável por jogos VR e títulos como Blood & Truth (2019) e a franquia Eye Toy.

Além de fechar um de seus estúdios, o setor de jogos da empresa terá redução de funcionários em diversas frentes. Isso inclui no estúdio Firesprite (Horizon Call of the Mounatin, Star Citizen, The Playroom), Naught Dog e Guerrilla Games.

Na última semanas, a Sony perdeu US$ 10 bilhões em valor de mercado após a divulgação dos números de vendas e perspectivas de lançamentos para 2024. Por parte do PlayStation foi anunciado que não haverá grande lançamentos no próximo ano fiscal.