Durante a Gamescom Latam a SEGA marcou presença ao apresentar seu próximo lançamento, o game Metaphor: Re Fantazio.

O título está em desenvolvimento pela Atlus e chegará para PC, PlayStation 4 e 5, Xbox One e Xbox Series X|S com previsão de lançamento para 10 de outubro de 2024.

Narrativa e visual

Em sua narrativa somos apresentados ao Reino Unido de Euchronia, que teve seu Rei assassinado e desde então o caos se estabeleceu na nação. Os problemas aumentam quando uma magia conhecida somente pelo rei é realizada, assim, envolvendo o mundo em um torneio pelo trono.

A premissa é acompanhada por um visual que remete ao medieval, mas ao mesmo tempo mescla elementos tecnológicos e místicos. Ou seja, podemos esperar bizarrices muito criativas.

Um Persona mais ágil

Para a demonstração estavam disponíveis três áreas de jogo, sendo elas o tutorial, uma exploração de um ambiente fechado no estilo dungeon e um dos embates que ocorrem na metade do jogo. Como o próprio nome já diz, a primeira opção era bem básica e introduzia uma pessoa que nunca jogou títulos do gênero as suas principais mecânicas.

Já a segunda e a terceira traziam mais desafios do jogo e mostravam os personagens em situações distintas de combate. A batalha contra o chefe se mostrou desafiadora e estratégica. Mesmo ocorrendo em turnos, a gameplay é rápida e dinâmica, o que trouxe uma boa fluidez.

Os elementos do combate em turno descritos acima são válidos para as batalhas que ocorrem durante a exploração. Entretanto, contra inimigos comuns a batalha em turno se torna opcional até a protagonista ser atingida.

Reprodução/Atlus

Por exemplo, em uma sala cheia de inimigos comuns podemos agilizar o processo de eliminá-los utilizando golpes simples como em um título de ação em terceira pessoa. Após sermos atingidos ou optarmos por atingir o inimigo, é iniciado o ciclo da batalha em turno.

Caso você seja atingido, os oponentes iniciam na vantagem. Se você iniciou a batalha em turnos após atordoar o oponente, sua equipe começa na vantagem já selecionando uma ou mais ações.

Em relação a mecânicas de turnos, jogadores que gostam da franquia Persona irão se sentir a vontade pela proposta ser semelhante. Entretanto, a adição de batalhas mais diretas para inimigos básicos torna o jogo mais divertido.

Veredito

Metaphor: Re Fantazio tem uma premissa batida pela disputa de um trono, mas traz bons visuais e elementos com possibilidade de surpreender. Sua gameplay traz uma fórmula de turnos já comprovadamente eficiente e cativante, mas ganha mais pontos ao colocar embates diretos que podem economizar o tempo do jogador nos embates contra inimigos mais simples.

Leia também: