Durante a Brasil Game Show (BGS) 2024 tivemos a oportunidade de jogar a portas fechadas cerca de uma hora de Dune Awakening. O game, que tem previsão de lançamento para 2025, é a aposta da Funcom para inserir de Duna no universo dos jogos.

A experiência

Nosso teste teve início com o personagem jogado em meio ao deserto. Equipado com uma faca rudimentar e vestimenta básicas, o jogo incentiva o jogador a buscar recursos e usa esse momento para introduzir os elementos de risco que o cenários propõe: a sede, a temperatura e o medidor de vibrações que mostra o quão perto um gigantesco Vorme está de nós.

A partir daí tínhamos liberdade total para explorar e fomos direcionados para coletar materiais que permitem a construção de itens para saciar a sede. Quanto ao calor, cabe ao jogador evitar a exposição por muito tempo em áreas abertas, uma vez que a armadura inicial parece não oferecer muita resistência.

Após algum tempo explorando e enfrentando inimigos com um set inicial, foi fornecida uma build pré-pronta mais trabalhada. Com mais habilidades equipadas, armas variadas para o combate e um veículo para explorar o deserto a disposição, foi possível sentir como seria um momento mais avançado no jogo, sendo muito recompensador e atrativo.

Duna Awakening
Reprodução: Funcom

Gameplay e visuais

A build que jogamos mostra um jogo um tanto quanto bruto, mas que sabe o caminho que quer seguir. Então, visualmente, creio que sejam possíveis melhoras para que os cenários e itens sejam mais polidos.

Se seu visual pode ser melhorado (talvez pelo ponto de desenvolvimento que o jogo se encontra), suas mecânicas estão satisfatórias e definidas. Isso porque, testando o combate de armas (tanto brancas, como de fogo e explosivas), a movimentação e o crafting é possível ver que estão em estágios mais avançados.

Sobre o crafting, mais itens são liberados conforme o jogador sobe seu nível. Assim, tendo acesso a novas ferramentas e outros equipamentos que podem facilitar a vida neste ambiente tão inóspito.

Em relação aos materiais, tivemos acesso a metais, pedras e plantas. Enquanto que as plantas são usadas para armaduras e itens básicos, os metais são consumidos para ferramentas e as pedras possivelmente para constrição. Digo possivelmente porque não foi possível testar a parte de construção de base no teste.

Vale comentar também que o jogo tem um ciclo de dia e noite. Enquanto que o dia é quente e a ameaça vem da terra, a noite é guardada por naves que, quando nos percebe com suas luzes, enviam soldados para executar o personagem.

Duna Awakening
Reprodução: Funcom

Sobrevivência é tudo

Como já comentado anteriormente, tanto o ambiente quanto os inimigos espalhados por ele serão obstáculos para a sobrevivência do jogador. Caso o jogador morra, por se tratar de um MMO, ele irá perder todos os seus itens e voltar apenas de cueca.

Logicamente, podemos tentar recuperar o loot, porém uma nova morte no caminho irá acarretar a perda definitiva dos itens, já que agora a morte atual é o novo ponto recuperável.

Duna Awakening
Reprodução: Funcom

Resultado do teste

Duna Awakening tem elementos muito interessantes e com grande potencial para tornar este universo mais popular. Sua gameplay é atrativa e coloca o player em um ciclo de gameplay dinâmico e recompensadora, mas que exigirá – possivelmente – muitas horas de grinding.

Dune Awakening tem previsão de lançamento para 2025 e chegar para as plataformas Xbox Series X|S, PlayStation 5 e PC.

Veja também: