Lançado originalmente em janeiro de 2023 para PC e recentemente nos consoles, 8-bit Adventures 2 é uma viagem no tempo para todos que tem nostalgia dos JRPG dos anos 80.

Leia também:

A coisa importante a ser destacada logo no início é que 8-bit Adventure 2 É um JRPG da era do Nintendinho/Super Nintendo de tão fiel que é a sua réplica de todos os aspectos de jogos daquela era, principalmente dos 3 primeiros Final Fantasy que se destacam como a maior inspiração dessa duologia.

Quase tudo que o jogo faz, parte da intenção de replicar de forma 1/1  como esses jogos lidavam com tudo; menus, combate, balanceamento, história. Mesmo que isso signifique se ausentar de introduzir alguns recursos de qualidade de vida. 

História simples, mas com coração

Como o próprio nome diz, o jogo se trata de uma sequência, mas isso não é um real impeditivo para qualquer um saltar no jogo.

A jornada também não é muito diferente do que podemos tomar como base de qualquer JRPG antigo onde meio que atravessamos todo o mundo atrás de objetivos que culminam no objetivo final.

8-bit Adventures 2

O tchan no caso de 8-bit Adventures 2 é que, de certa forma, ele quase vira uma sátira de jogos eletrônicos em um todo, assim como era com o primeiro jogo. A diferença é que esse elemento satírico não compromete o quão envolvido o texto, trama e personagens são com todo o resto do jogo.

Nesse jogo somos sim introduzidos aos protagonistas do jogo anterior – e eles fazem parte da trama central do jogo – como se fossem personagens históricos com suas aventuras registradas em livros didáticos, mas na verdade a história começa não muitos anos após o final do primeiro jogo. 

Em grande parte da introdução controlamos Charlie, um novo personagem ainda na sua adolescência que está sendo apresentado ao mundo pela primeira vez e serve como um ponto perfeito para os jogadores que não acompanharam a trama do primeiro jogo.

8-bit Adventures 2

O jogo também alterna entre personagens jogáveis durante a história, muitas vezes focando no núcleo veterano e no núcleo novato.

A forma como o jogo lida com momentos de história também não difere muito das boas e velhas cutscenes com sprites se movendo de um lado para o outro, mas existe um bom e inesperado refinamento do texto comparado com o esperado desses jogos.

Onde o texto de jogos da época poderia passar a impressão de ser corrido e direto ao ponto até demais, em 8-bit Adventures 2 os personagens são bem mais naturais com seus diálogos leves e muito mais expressivos e empáticos em momentos emocionantes.

O jogo permite que os personagens expressem até mesmo pensamentos mais vagos para justificar qualquer cena mais dramática e isso acaba adicionando muito para a veracidade das relações entre eles.

Turnos, por favor

O combate do JRPG é extremamente direto ao ponto, replicando as poucas opções de ações disponíveis nesses jogos. Os clássicos ataque, técnicas, defesa, itens e fugir são os verbos que compõem a lista de comandos junto com o diferencial desse jogo que são as ações únicas e os golpes Omega.

As ações únicas são auto explicativas, cada personagem vai ter sua particularidade como poder atacar dois inimigos na sua vez por metade da força de um ataque normal ou a habilidade de roubar itens com a personagem ladina.

Há também uma linha de ação afetada pela agilidade dos personagens, que não muda muito a dinâmica do jogo em só, mas ajuda na hora de otimizar o foco dos seus ataques para evitar o máximo possível de dano sofrido. 

Já os golpes Omega são bem semelhantes aos Limit Breaks de Final Fantasy, só que ao invés de haver barras individuais, temos apenas uma barra compartilhada onde cada personagem e ação contribui para preenchê-la. Cada personagem possui um golpe Omega com efeito único e isso adiciona um elemento a mais a sua estratégia.

Alguns personagens também possuem individualidades que vão além das ações de combate como opções extras de ataque ou um personagem que é imune a alguns status negativos.

Charme Retrô

Chega a ser impressionante o quanto 8-bit Adventure 2 se esforça em replicar a estética desses jogos. Seja na arte de sprites de personagens, uso de cores, HUD, menus e até efeitos visuais.

É curioso quando você vê algum elemento visual de arte e você consegue sentir que houve um esforço ativo para enquadrar e limitar a arte para o que era comum na era dos consoles de 8 e 16 bits. 

Existe a opção de salvar a qualquer momento, mas alguns pequenos pontos de qualidade de vida como um botão para encher os pontos de vida dos personagens entre combates fazem falta em 2024.

8-bit Adventures 2

A música também faz um ótimo trabalho de “se limitar e se enquadrar” nessa estética. Muito do clima das cenas vai ser estabelecido pela trilha sonora e é bom saber que eventualmente vai surgir uma faixa que se destaca para preencher esses momentos. 

Infelizmente o jogo não possui texto em português do Brasil e também não há opções especiais de acessibilidade.

Veredito

8-bit Adventure 2 é direto ao ponto e vai te entregar exatamente o que você espera dele e talvez isso seja o seu maior ponto forte.

Ele replica com uma exatidão impressionante todas as características de suas inspirações e em momentos consegue trazer caprichos refinados para esses aspectos.

É uma aventura simples e direta e, as vezes, isso é tudo o que precisamos.

8-bit Adventures 2 está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC via Steam e GOG.

*Chave Para review enviada por Critical Games

REVER GERAL
Enredo
Direção
Trilha Sonora
Jogabilidade
Design
critica-8-bit-adventures-2-e-pura-reverencia8-bit Adventure 2 é direto ao ponto e vai te entregar exatamente o que você espera dele e talvez isso seja o seu maior ponto forte. Ele replica com uma exatidão impressionante todas as características de suas inspirações e em momentos consegue trazer caprichos refinados para esses aspectos. É uma aventura simples e direta e, as vezes, isso é tudo o que precisamos.