Em acesso antecipado desde o início de outubro, Tower of Dreams é um jogo de plataforma vertical 8-bits com elementos de roguelike.
O jogo está sendo desenvolvido por Super Citrus através do Sour Lemon Studios, e faz uso da mecânica de pogo para construir um game desafiador e divertido onde o jogador precisa passar por obstáculos e inimigos para chegar ao topo da torre.
Pogo
O jogador controla o Dream Knight, um cavaleiro que precisa chegar ao topo de uma torre repleta de obstáculos. Para isso fazemos uso de sua espada, mas não do jeito mais convencional: o game gira em torno da mecânica de pogo, que é a utilização da espada em um inimigo ou obstáculo para criar mais um pulo em pleno ar.
Essa mecânica é bastante comum em jogos de plataforma de ação, com Hollow Knight e Shovel Knight sendo exemplos bastante famosos. No caso de Tower of Dreams, o pogo é a ação principal que o jogador tem para interagir com o ambiente e, por isso, a mecânica é muito bem aplicada no jogo, sendo extremamente responsiva.
Indo além da espada
Entendendo a mecânica principal do game, começamos nossa jornada em direção ao topo da torre. No caminho, encontramos gemas, o principal colecionável do game e que pode ser utilizado para adquirir melhorias permanentes e cosméticos. Além disso, mecânicas que giram em torno do pogo, que obstáculos que se movem ou que somem quando são tocados, vão sendo apresentadas a medida que o jogador avança.
Mas o principal elemento dos níveis de Tower of Dreams é a sua parte roguelike: quando o jogador morre, ele retorna para o hub inicial e o game gera aleatoriamente sua próxima rota, escolhendo dentre os níveis projetados a mão pelo desenvolvedor – ou seja, nenhuma run é totalmente igual a anterior, fazendo com que o jogador domine mecânicas ao invés de decorar os níveis em si.
Dentro desses níveis, além dos inimigos, obstáculos e gemas, os jogadores também podem encontrar salas escondidas com tesouros que fornecem um upgrade ou item temporário; ou então uma loja onde pode gastar as gemas encontradas na run até o momento também em itens.
Visuais e som
Além da gameplay bem programada, outro charme de Tower of Dreams é seu visual 8-bits, seguindo a linha de outros grandes títulos do gênero como o já mencionado Shovel Knight e também Celeste. É um jogo simples visualmente, mas muito bonito mesmo assim, lembrando também jogos como Ice Climber, do NES.
Essa identidade visual retrô combina muito bem com a trilha sonora do game, composta por Tom Sanborn, que preenche os ambientes sem chamar tanto a atenção enquanto o jogador está enfrentando os desafios de cada fase.
Veredito
Com três andares repletos de fases desafiadores e a promessa de desenvolvimento de mais um andar durante o período de acesso antecipado, Tower of Dreams é uma grata surpresa no âmbito de jogos de plataforma independentes.
O jogo cumpre muito bem o que se propõe: ser algo divertido e complexo de jogar, oferecendo algumas boas horas de tentativas de passar as fases e também de bater os próprios recordes.
Seus controles são extremamente precisos, e os itens e melhorias permanentes são balanceados e oferecem certa vantagem sem tornar o jogo fácil. Sua trilha sonora e visuais são simples e bonitos, atingindo de forma certeira a nostalgia dos jogos 8-bits.
Vale falar que, infelizmente, o game não possui localização para PT-BR mas, considerando que ele ainda está em acesso antecipado, é plausível esperar alguma mudança nesse sentido.
Tower of Dreams está disponível para PC e Nintendo Switch.
*Key para review para PC cedida por Sour Lemon Studios