Lançado no último dia 24 de outubro para PC e Switch, Voidwrought é um jogo de ação e plataforma 2D do famoso subgênero Metroidvania.
Desenvolvido pelo estúdio Powersnake, o game apresenta um mundo cheio de horrores cósmicos e um protagonista que tem o dever de explorar as ruínas da civilização e derrotar as monstruosidades que habitam a superfície.
A Estrela Escarlate
Voidwrought apresenta o Simulacro, um ser recém-saído de um casulo e que prontamente recebe uma missão de uma figura misteriosa: coletar Icor, o sangue dos deuses e que é acumulado por monstruosidades espalhadas pelo mundo.
Sem sabermos muito sobre o enredo, somos jogados em um mundo vasto e cheio de detalhes, com cenários desenhados a mão que variam desde profundezas e abismos até túneis congelados e ruínas de uma civilização já esquecida, com tudo permeado pela Estrela Escarlate no céu, o anúncio de uma nova era.
Nesse sentido, o jogo segue a mesma linha narrativa de outros Metroidvanias como Hollow Knight e Blasphemous: um enredo dividido em vários pedaços que encontramos ao longo do caminho e que, muitas vezes, se confunde com a história do próprio mundo do game, tornando toda a gameplay uma grande experiência narrativa.
Gameplay simples, mas bem definida
Tal como os jogos já citados e como outros Metroidvanias, Voidwrought conta com um mapa dividido em regiões somente acessíveis com upgrades específicos que são alcançados via exploração.
Além de upgrades permanentes como a capacidade de se pendurar em beiradas de paredes, aumentando a capacidade do pulo do personagem, o game também conta com as chamadas Relíquias e as Almas – são mais de 50 desses itens equipáveis, algo que torna o estilo de combate bastante variável, sendo possível alternar entre diversos tipos de ataques especiais e habilidades passivas.
Não se trata de nada revolucionário, mas Voidwrought consegue utilizar muito bem essas ferramentas de exploração, tornando o game bastante direto e veloz: a ideia é sempre buscar o próximo upgrade que permitirá acessar a próxima área. Para isso, temos que passar por diversos inimigos e, principalmente, chefes.
Combate desafiador e inimigos criativos
Como mencionado antes, existem mais de 50 itens que influenciam o combate do game de alguma forma. É possível, por exemplo, utilizar Relíquias que concedam ataques especiais a distância, permitindo um controle maior do combate; ou então, o jogador pode escolher focar em poderosos ataques de proximidade, construindo um estilo mais direto de combate.
As batalhas em si são simples, mas se faz muito necessário prestar atenção nos arredores: existem mais de 70 tipos diferentes de inimigos, com designs com encaixam muito bem com o tema do game e que enchem o mapa, tendo a tendência de se juntar para dar cabo do jogador. Os combates são rápidos e intensos, exigindo certo domínio do sistema do jogo para chegar até os chefes sem maiores sustos.
O game tem um total de 11 chefes, cada um oferecendo um excelente desafio para o jogador e contando com diferentes fases ao longo das batalhas. Novamente, é extremamente necessário ter controle do combate, pois a curva de dificuldade aumenta muito rapidamente. É um jogo que exige bastante desde seu começo.
Veredito
Voidwrought é pedida certa para quem é fã de Metroidvanias, contando com combate preciso e frenético, enredo bem costurado, além de belos visuais desenhados a mão e trilha sonora – composta por Jouni Valjakka (Anima Song of the Abyss e Vigil: The Longest Night) – que molda a ambientação agourenta do game com excelência.
Existe muito o que explorar e aprender, uma vez que a estrutura da narrativa do game incentiva que o jogador procure por cada pequena parte de lore para entender o que se passa neste muito.
Há pouco a destacar de negativo: a interface das falas dos personagens (que tem localização em PT-BR, inclusive) destoa um pouco do estilo do game e acaba parecendo só uma inserção feita em cima da hora, mas não é algo que seja realmente um problema.
Para quem aguarda alguma notícia de Hollow Knight: Silksong ou que gosta de Blasphemous, Voidwrought é a melhor recomendação deste ano.
Voidwrought está disponível para PC e Nintendo Switch.
*Chave para review para PC disponibilizada por Powersnake