Lançado no final de janeiro para PC, Mika and the Witch’s Mountain é um jogo de aventura e plataforma 3D desenvolvido pelo estúdio Chibig.
O game acompanha a jornada de Mika, uma bruxinha iniciante que acaba fazendo entregas para os moradores de uma vila aos pés da colina conhecida como Mount Gaun. O jogo é fortemente inspirado por O Serviço de Entregas da Kiki, animação clássica do estúdio Ghibli.
A bruxa e a montanha
Carregando uma carta de recomendação de sua mãe, Mika parte para a Mount Gaun para estudar magia e aprender a ser uma bruxa. Chegando lá, ao entregar sua carta para Olagari, a bruxa responsável pelo local, Mika é empurrada montanha abaixo pela bruxa. Nada de grave acontece com a menina, mas sua vassoura quebra e ela não é capaz de voar de volta para o topo da montanha.
Quando Mika avista um vilarejo no pé da montanha, ela conhece Allegra, uma artesã que se compadece da menina e conserta sua vassoura. Mesmo assim, Mika ainda não tem o que é preciso para voltar para a bruxa: para conseguir uma vassoura melhor e capaz de alcançar grandes altura, Mika precisa de dinheiro para Allegra poder comprar os itens necessários.
Assim, Mika encontra a empresa de entregas local e decide trabalhar entregando encomendas pela ilha para tentar juntar o dinheiro necessário para conseguir uma vassoura melhor.
Quando as “fetch quests” são agradáveis
Com essa premissa simples, o jogador apenas precisa entregar as encomendas pela ilha enquanto voa em sua vassoura. É necessário tomar cuidado com suas entregas, sem bate-las ou molhá-las, mas acaba sendo tudo muito fácil de fazer – esse é o ponto do jogo, entregar uma experiência relaxante com personagens fofos.
Também é fácil entender que essas entregas são na verdade as famosas fetch quests, quando o jogador realiza uma missão onde precisa apenas levar algo de um lugar para outro, sem nenhum outro desenvolvimento mais profundo. Apesar desse tipo de missão ser, no geral, sem graça, no caso de Mika and the Witch’s Mountain, essas entregas permitem que exploremos a ilha e falemos com os habitantes, que todos tem alguma pequena história para contar.
No fim, essas missões que seriam redundantes em qualquer outro jogo maior, são na realidade a coluna vertebral de Mika and the Witch’s Mountain, e permitem que possamos passar mais tempo neste pequeno mundo cheio de carisma.
Veredito
Um plataforma 3D com personagens carismáticos e cenários que esbanjam beleza – essa é uma descrição que poderia ser usada para vários clássicos do gênero como Super Mario 64 ou Banjo Kazooie, mas que também se encaixa perfeitamente com Mika and the Witch’s Mountain.
Seu estilo de arte chibi lembra muito sucessos como a franquia Animal Crossing, e essa semelhança vai além com o seu trato do elenco de personagens, com cada um deles sendo importante de alguma forma para a sua curta jornada.
Sua gameplay é extremamente simples e fácil de aprender, contribuindo perfeitamente com a ideia de ser um jogo relaxante e que leva pouquíssimas horas para ser terminado (cerca de 3 à 4 horas.) É o jogo perfeito para jogar com um alguém que não tem tanta familiaridade com videogames.
Um destaque importante de ser feito é o fato do jogo ser totalmente legendado em PT-BR, facilitando ainda mais o acesso. Infelizmente, não há outras opções de acessibilidade além desta.
Mika and the Witch’s Mountain está disponível para Playstation 4 e 5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.
*Chave para análise para PC adquirida via Keymailer.co