Uma das características principais da série Assassin’s Creed é, logicamente, a possibilidade de assassinar os alvos com um único golpe, no caso, utilizando das Hidden blades. Com as mudanças de jogabilidade em Assassin’s Creed Origins e Assassin’s Creed Odyssey, a adição dos elementos de RPG tornaram o ataque furtivo muito mais variável, dependendo do dano do personagem e dos atributos de equipamento, fazendo com que o ataque pudesse não matar o oponente diretamente, mesmo que causasse um dano considerável, e nas maiores dificuldades e com o alinhamento de nível essas ações quase nunca resultavam em uma morte instantânea , o que acabou, para muitos fãs, significando um desaparecimento da essência do game.

Em uma entrevista, o diretor Ashraf Ismail, afirmou que em Valhalla a mecânica pode voltar, como o protagonista Eivor irá portar a Hidden Blade novamente, nada mais justo que haja a possibilidade de matar os inimigos com um só acerto furtivo.

Confira o pronunciamento dele:

Nós continuamos com a ideia de que Eivor não é um assassino treinado. Eivor é um viking que recebe essa arma letal e precisa aprender a usá-la o mais rápido possível. Bem no começo da experiência, o personagem irá aprender uma habilidade que, com o timing certo, pode matar alguém com um único golpe

Ao que parece, os elementos de RPG continuarão agindo sobre o assassinato, mas o jogador terá uma oportunidade para conseguir um golpe matador.