Para o mundo dos videogames o ano de 2020 será marcado pela mudança de geração dos consoles com o lançamento do PlayStation 5 e Xbox Series X. Por mais que os novos consoles prometam uma revolução nos jogos, o mais provável é que as mudanças ocorram em nível de hardware para garantir menor tempo em telas de espera e alguns detalhes a mais em sombras e objetos, pois um impacto gráfico aos moldes do que foi visto do PlayStation 2 para o 3 e Xbox Original para o 360 é algo improvável.
Entre os novos recursos está o uso de SSD para o carregamento de informações que foi anunciado em ambas as plataformas, porém com grande enfase como um diferencial no console da Sony. Entretanto, Thomas Mahler, diretor do Moon Studios (Ori and The Blind Forest e Ori and The will of The Wisps), disse no fórum resetera que esse recurso dificilmente será utilizado por todos os estúdios devido ao custo adicional com a utilização do recurso.
“Ficaria chocado se a maioria das empresas não desenvolver seus jogos para o denominador mais fraco. Quero dizer, existe zero probabilidade de que os níveis serão mudados apenas porque o PlayStation 5 consegue carregar mais rápido. É muito mais caro e trabalhoso fazer isso”
Em outra fala, Mahler diz que o recurso será vantajoso para os estúdios internos, porém deixará a margem as demais produtoras. Isso irá ocorrer, ainda segundo o diretor, pelo fato de que os jogos também são planejados para outras plataformas, como PC e Xbox.
“Aquele SSD super rápido do PlayStation 5 é bom para estúdios internos, mas economicamente não faria nenhum sentido ajustar muito um jogo para se adaptar a uma plataforma em particular. É preciso trabalhar com o que está disponível nos PCs e no Xbox, o que faz com que, nessa conta, sejam duas plataformas contra uma”
O que Mahler diz faz sentido, pois a maioria dos estúdios trabalham com recursos limitados e ceder o jogo para uma única plataforma, ou utilizar um recurso exclusivo, pode significar a limitação de público e gasto de recursos extra. Neste sentido, a Microsoft sai na frente ao lançar os jogos para seu console, PC (Windows) e serviços de assinatura como Xbox Game Pass. Movimentações da Sony para expandir o alcance de seus jogos já podem ser vistas com iniciativas como PS Now, porém o serviço de streaming da Sony não alcança vários países (o Brasil inclusive).