Cardnarok: Raid with Gods foi lançado em 26 de maio pelo Greedy Wolf Studio. O jogo foi disponibilizado para a plataforma PC (via Steam) e é uma mescla de jogos de tabuleiro, RPG e batalha baseada em cartas. Esses elementos, juntamente com deuses de diversas culturas, trazem uma premissa bastante curiosa.

Escolha seus deuses

Como protagonistas do jogo temos deuses de diferentes culturas, como a grega e egípcia. Inicialmente, começamos com três deuses cada qual com sua respectiva habilidade e função. Ao passarmos por um ponto específico no tabuleiro iremos ganhar um novo Deus para utilizarmos em batalha.

Cada um dos personagens possui funções distintas na hora da batalha. Por exemplo, Ares apresenta maior quantidade de vida e possui escudo, assim, pode ser classificado como um tanker. Enquanto isso Zeus possui menos vida e maior quantidade de dano e Afrodite podendo ser identificada como um suporte, já que possui bônus para a recuperação de vida. Desta forma, podemos mudar bastante a formatação do nosso time e escolher se queremos jogar de forma mais defensiva ou ofensiva.

Em relação aos inimigos iremos enfrentar algumas criaturas das diversas mitologias, porém elas se repetem bastante e ao avançar nas quests apenas é aumentado o dano causado e pontos de vida dos oponentes. A repetição torna as batalhas um pouco enjoativas e com pouco variedade.

Explorar e construir

A construção do baralho para a batalha é baseado em draft, sendo escolhidas cartas sortidas ao final de cada encontro. Assim, teoricamente, o jogador possui grande liberdade de elaborar suas estratégias. Porém, a variedade de cartas é pouca, ou bem semelhantes umas as outras, dentro das categorias cartas de ataque, gerenciamento e magia. Além disso, existem cartas coringas cujas variações dependem do deus que está sendo utilizado.

Para a batalha, o jogador pode levar três de seus deuses em seu time principal, sendo acompanhado por outros dois na reserva. Uma dos deuses é escolhido para percorrer com tabuleiro pelo número de acordo com o correspondente da rolagem do dado. Para ganhar rolagens é preciso explorar a posição em que o peão se encontra, assim, cada casa do tabuleiro pode corresponder a uma dungeon, onde as batalhas começam e há presença de mercadores, subchefes e chefes.

A mecânica de batalha e exploração é interessante e os inimigos, assim como os deuses, apresentam um design bonito e divertido. Mas mesmo com características positivas, a transição do tabuleiro para o formato de exploração de dungeon pode deixar o jogador um pouco perdido no começo.

Veredito

O jogo é divertido e acerta muito em sua temática, relacionando os deuses e suas respectivas cartas de habilidades. O visual do jogo passa uma impressão compatível com a proposta, sendo simples, divertido e casual. Entretanto, o jogo apresenta inimigos repetitivos que com o avançar do nível dos personagens, ou entrar em novas missões, acabam se repetindo apenas com a vida aumentada.

O conjunto de ideias trazido pelo jogo é legal, bem executada e com um ótimo plano de fundo mitológico. Mas ao tentar agrupar tantas características acaba por não se aprofunda em nenhuma, o que deixa o jogo raso e com baixa complexidade.

Cardnarok: Raid with Gods é um jogo indicado para todos que curtem uma boa batalha de cartas de forma simples e que não exija muito dos jogadores em relação a estratégia. Seus tutoriais são explicativos e sua gameplay é intuitiva.

NOTA: 3.5/5