Neste dia 18 de junho a Netflix liberou uma nova animação em seu catálogo chamada Olhos de Gato (A Whisker Away em inglês e Nakitai Watashi wa Neko o Kaburu em japonês). O filme estava originalmente programado para ser lançado nos cinemas japoneses em 5 de junho de 2020, mas foi retirado do cronograma devido à pandemia e então vendido para a Netflix. Olhos de Gato foi produzido pelo Studio Colorido, Toho Animation e Twin Engine e dirigido por Junichi Sato e Tomotaka Shibayama. No momento a animação só está disponível com dublagem japonesa e com legendas em português, inglês, alemão e italiano.
A sinopse oficial diz: “Ela se transforma em uma gata para conquistar o crush. Mas, sem que se dê conta, fica cada vez mais difícil distinguir a versão humana da animal.” Entretanto, a história vai muito mais além e também foca nos dramas familiares da personagem princial, Muge, e na inclusão de uma trama mística envolvendo gatos sencientes.
Em Olhos de Gato seguimos Miyo Sasaki, conhecida como Muge, uma menina alegre e espalhafatosa que faz questão de se esbarrar com seu crush Kento Hinode todos os dias na escola. Porém, Muge esconde uma triste história por trás de seu exterior alegre, tendo sido abandonada pela mãe quando criança e hoje em dia tendo de viver com seu pai e madrasta. Em um festival, Muge conhece um vendedor de máscaras que muda sua vida ao lhe dar o poder de se transformar em gata e ela passa a usar essa nova habilidade para se aproximar de Hinode.
A premissa é interessante e possui grande potencial dramático, com os conflitos emocionais que afligem a Muge e Hinode tomando o centro da história no começo do filme. Porém, com o desenrolar da trama, os sentimentos dos personagens são deixados de lado para focar em uma trama sobrenatural envolvendo uma comunidade felina antropomórfica e batalhas com a vida e morte em jogo, relegando os pontos verdadeiramente emocionantes para uma montagem durante os créditos. Alguns pontos emocionais também acabam sendo ineficientes pelo timing em que ocorrem, perdendo o potencial que os personagens tinham de realmente aprenderem suas lições – alguns desses momentos até parecem repentinos pela falta de construção pro momento.
Olhos de Gato é sem dúvida um filme visualmente deslumbrante, especialmente pelo seu trabalho com luzes e design dos personagens e mundo. Infelizmente boa parte do atrativo se perde em seu enredo, que apesar de ter pontos emocionantes e engraçados, se perde no final ao focar em pontos não essenciais para a história. Em resumo, é um filme divertido para passar o tempo e rir de certas absurdidades, mas não entrará para os clássicos como uma obra prima da animação japonesa.
NOTA: 2.5/5
Para mais animações da Netflix, confira nossa review de Os Irmãos Willoughby e os filmes dos Studio Ghibli que estão disponíveis no catálogo.