Fullmetal Alchemist é uma obra muito querida para muitos arredor do globo, mas você sabia que a grandiosa Square Enix, responsável por Final Fantasy e entre outras franquias de sucesso, já publicou jogos dessa amada obra? O anime de Fullmetal é baseado no mangá escrito e ilustrado por Hiromu Arakawa e foi serializado na revista mensal japonesa entre agosto de 2001 e junho de 2010, somando um total de 108 capítulos e 27 volumes. Esses compilados em formato tankobon, foram publicados também pela Editora Square Enix.
A obra
O mundo de Fullmetal Alchemist é baseado no período após a Revolução Industrial Europeia. Situado em um universo ficcional em que a alquimia é uma das mais avançadas técnicas científicas conhecidas pelo homem. Na trama nós acompanhamos a história dos irmãos Edward Elric e Alphonse Elric, que estão procurando a pedra filosofal para restaurar seus corpos após uma desastrosa tentativa de trazer a mãe falecida de volta à vida através da alquimia.
Fullmetal Alchemist and the Broken Angel
Esse foi o primeiro game de Fullmetal publicado pela Square Enix. Esse jogo de RPG, desenvolvido pela Racjin foi lançado para PlayStation 2. Nesse game nos vemos uma história original da autora Hiromu Arakawa. O jogo foi lançado no Japão no dia 25 de dezembro de 2003 e na América do Norte em 18 de janeiro de 2005.
Ocorrendo entre os episódios 17 e 18 do anime, o jogo começa com os irmãos Elric (um pouco relutantemente acompanhados pelo major Alex Louis Armstrong) indo para Central City de trem e durante esse trajeto, o trem é subitamente atacado por terroristas. A batalha finalmente termina com um trem destruído e os irmãos na cidade de New Heissgart, procurando uma carona para Central. Lá, eles conhecem uma garota chamada Armony e aprendem mais sobre o Philosopher’s Catalyst, um item quase tão poderoso quanto a Pedra Filosofal. Esse catalizador parece estar diretamente ligado às quimeras furiosas, à força militar desonesta e à reunião de alquimistas na cidade. Os Elrics logo descobrem que sua missão simples se transforma em muito mais, à medida que aprendem sobre o Catalyst e os mistérios sombrios que o cercam.
Um fato curioso sobre esse game é que ele estava sendo produzido pela Enix, antes de sua fusão com a Square em abril de 2003. O desenvolvimento desse jogo começou antes mesmo do anime. Hiromu além de supervisionar a história do game e ter desenhado seus personagens, o estúdio responsável pelo anime, Bones, produziu 30 minutos de animação para esse game.
Além do game lançado, o game também ganhou uma novel em julho de 2004, que foi baseada no enredo do jogo. A novel foi publicada com o mesmo nome do game e foi escrita com a autorização de Arakawa e ilustrada por ela mesmo. Essa novel foi lançada apenas no Japão e nunca foi traduzida.
Fullmetal Alchemist 2: Curse of the Crimson Elixir
Esse é o segundo jogo da saga para o PlayStation 2 e se apresenta como uma prequel do jogo Fullmetal Alchemist and the Broken Angel. Esse título além de ter melhorias significativas no visual, também teve seus diálogos dublados. A fim de impulsionar as vendas, a Square Enix lançou o jogo com um DVD bônus nos Estados Unidos, contendo o segundo e terceiro episódio da segunda temporada (do anime de 2003).
Essa trama é vagamente baseada nos eventos dos primeiros episódios do anime, onde os irmãos descombrer um fenômeno assustador que varre Amestris. Em Resembool os irmãos encontram um alquimista chamado Jack Crowley e uma entidade chamada Phatom e descobrem que eles tem uma ligação estranha com os desaparecimentos e com as criaturas conhecidas como Golen.
No game nas cenas pós créditos podemos ver Luxúria, Gula e Inveja falando sobre o que aconteceu e eles tem uma conversa sobre a pedra de cristal no topo da Torre de Siam-Sid que foi destruído pelos irmãos.
Fullmetal Alchemist 3: Kami o Tsugu Shōjo
Esse é o terceiro título da franquia -e o mais legal- para o PlayStation 2 e é uma continuação do jogo Broken Angel e foi lançado em 2005. Esse jogo diferentemente dos títulos anteriores, só foi lançado no Japão.
O cenário do game é Valdolla, uma grande cidade completamente cercada por montanhas cobertas de neve. Edward, Alphonse e Winry conhecem Sophie Belkman, uma menina de quatorze anos de idade com cabelos grisalhos e olhos azuis claros, presa por Leonid, o guardião de gelo. Quando a tentativa de Edward de salvá-la dele falha, ela usa um poder estranho, causando uma luz dourada ofuscante para iluminar o céu inteiro.
Depois, Leonid recua e Sophie desmaia, o trio então corre em seu auxílio. Logo depois que eles descobriram o nome um do outro, Sophie pega Edward e Alphonse e pressiona seu selo (um círculo de transmutação em forma de flor) na mão direita de Edward e no ombro de Alphonse, aumentando suas habilidades alquímicas e isso os leva a procurarem os Guardiões do Gelo, Vento, Terra e Fogo a fim de procurarem uma solução para o mistério de Velza.
Após todos serem presos -Ed até preso apenas de cueca ficou- os irmãos conseguem escapar e ao derrotarem 3 dos 4 guardiões, eles descobrem que perderam seus poderes. Eles então tem sua jornada finalizada ao chegarem nos níveis mais altos do Santuário de Velza, onde encontram a jovem Sophie que foi possuída por Velza por causa da rocha vermelha que Zelgius colocou em seu peito. Essa caveira enorme sem rosto é derrotada por eles, e Velza é sugada para o chão, ressurgindo em uma forma humana coberta de sangue e olhos brilhantes, criando um vórtice de luz vermelha. A jovem Sophie consegue acalmar Velza a abraçando, fazendo com que ela pare de chorar e após agradecer, desaparece.
Quando o grupo finalmente se junta, já que os monstros convocados pela pedra vermelha agora desapareceram, Ed é pego desprevinido por Toriga -que ficou louco por ter perdido seus amigos- que o esfaqueia no peito o matando. É ai que então, a jovem Sophie usa seu poder de trazê-lo de volta à vida. Após utilizar seu poder, Sophie fica em estado de transe e eles acabam na sede onde começam uma luta com Führer Bradley, onde ganhar ou perder mudará o final.
Se perder: Edward fica inconsciente. Alex Louis Armstrong e Mustang conversam com o Führer, que então entra no QG e mata Romeo Craigin. Winry e os irmãos Elric tentam falar com Sophie, que olha vagamente pela janela não estando consciente de sua existência. Eles deixam Valdolla em sofrimento e tristeza.
Se você vencer a batalha: A cena com Norn ainda se desenrola, mas ela corre do hospital para a estação de trem, recuperada. Embora acredite que seus amigos já foram embora, ela consegue se reunir com a gangue.
Fullmetal Alchemist: Prince of the Dawn
Esse game foi lançado em 2009 unicamente no Japão. Na trama desse game os jogadores assumem o controle dos irmãos e se movimentam pela Cental City conversando com vários personagens e procurando pistas para desvendar os mistérios de um certo incidente. Nesse game que se resume a andar pelo mapa, você encontra personagens como Roy Mustang, Winry Rockbell, King Bradley, Inveja, Scar e entre outros.
Fullmetal Alchemist: Daughter of the Dusk
Esse foi o último jogo da franquia lançado pela Square Enix, e assim como seu antecessor, Prince of the Dawn, nunca foi lançado fora do Japão.
Não se sabe muito acerca desse game, já que não foi de grande sucesso. Na trama nós acompanhamos os dois irmãos que se encontram em desacordo após uma série de ataques a bomba e o misterioso desaparecimento do príncipe Claudio. O ponto mais positivo desse game foi a quantidade de cenas ícônicas que ele nos proporciona, confira: