Finalmente tivemos respostas! O episódio 19 de Beastars, de título “Memories Soaked in Honey” (Memórias encharcadas de mel, t.l.) traz uma reviravolta na história ao finalmente revelar o assassino de Tem, continuando diretamente do episódio 18, com Legoshi observando que sua mandíbula está mais fraca.
Ainda no vestiário, Legoshi decide provar a água de todos os colegas carnívoros, usando a lembrança do sabor da saliva do assassino (que ele obteve quando foi atacado no episódio 16!). Ele encontra uma das garrafas completamente destruídas e entende que foi uma mensagem deixada pelo assassino, deixando clara sua força superior.
Entretanto, o encontro do clube de teatro é interrompido quando a pantera Tao acidentalmente arranca o braço do tamanduá Kibi. O único carnívoro que Kibi confia para levá-lo à enfermaria é Legoshi, mas o urso Riz se oferece para levar o braço arrancado. É dito que acidentes assim são comuns e que a medicina evoluiu ao ponto de ser capaz de reconectar membros arrancados.
É na porta da enfermaria que temos a tão aguardada revelação: Legoshi deduz que foi Riz quem assassinou Tem. O urso entra em um modo de raiva e fica prestes a matar Legoshi para manter o seu segredo, mas é interrompido por Pina, que ouve toda a conversa… e reage de forma fria, dizendo que está ali para se envolver.
Na conversa resultante, Riz diz que pode simplesmente matar Legoshi e Pina e acabar com as únicas pessoas que sabem seu segredo sórdido, mas a ovelha acaba com seus planos: se mais membros do clube de teatro morrerem, a polícia virá investigar e a situação ficará ainda pior para Riz. Ainda assim, Pina diz que não o denunciará.
Na cena seguinte, vemos os alunos recebendo a notícia que Cherrytown passará a segregar os alunos, deixando de ser uma das poucas escolas restantes que permite a integração de herbívoros e carnívoros. Também é decretado que o clube de teatro será desmanchado, mas os membros decidem lutar pelo seu amado clube.
O restante do episódio foca em mostrar o lado de Riz. Descobrimos que grandes ursos precisam tomar medicamentos que inibem sua massa muscular, de tal forma que eles sejam uma ameaça menor na sociedade. A medicação tem efeitos colaterais fortes que são aliviados com o consumo de mel, e claro, Riz sofre muito com essa condição.
É aí que voltamos oito meses atrás, no início da amizade de Riz e Tem. O urso cria um grande carinho pela alpaca devido ao fato que Tem é muito honesto com suas opiniões, sendo um dos poucos a admitir que Riz é um tanto assustador. A presença acalentadora de Tem fez muito bem a Riz, a ponto de seus efeitos colaterais da medicação diminuírem… e ele passou a acreditar que não precisava mais tomar seus remédios.
Na noite do assassinato, Tem e Riz se encontram e a alpaca observa – com medo – como o urso está muito mais musculoso que o normal. Quando Riz revela que parou de tomar sua medicação, Tem fica muito assustado e o urso acaba rasgando seu braço por acidente.
A alpaca corre, com Riz atrás dele dizendo que queria apenas que Tem conhecesse o seu verdadeiro eu. Tem grita que os carnívoros são todos monstros, mas não de uma forma ruim – ele enxerga a maravilha por trás dessa natureza. Riz se comove com a sinceridade do amigo, e Tem o abraça dizendo que aceita todas as partes urso… e acaba sendo devorado. Riz se lembra do amigo com carinho, dizendo que não podia permitir que as memórias de Tem virassem apenas uma ilusão.
E é nessa triste nota que se encerra o episódio 19 de Beastars. Ficamos no aguardo para ver os resultados dessa revelação e como ela abalará a vida de nossos protagonistas.
Não quer esperar pra ver o que vai acontecer? Confira o mangá de Beastars ou continue acompanhando o Megascópio para as resenhas dos próximos episódios.