Taichi e Yamato finalmente conseguiram salvar Takeru no episódio anterior, e após derrotarem Velgrmon com a ajuda de Angemon, eles assistiram o Digimon Sagrado morrer e retornar sua à forma original de Digiovo. No fim, um digimon misterioso aparece e rouba o Digiovo de Takeru. O que será que ele pretende?
Não se esqueça de conferir a nossa crítica do episódio 20, e fique atento aos spoilers.
Perseguição ao Digiovo Sagrado
O Update que vai Virar o Jogo é o nome deste episódio, que já começa como uma batalha pelo Digiovo Sagrado. O digimon misterioso do último episódio se chama SkullKnightmon e, montado em DarkMaildramon, ataca os digiescolhidos e leva o Digiovo embora. Sem perder tempo, Taichi, Yamato e Takeru partem em perseguição ao inimigo.
O grupo atravessa um pântano que tem muita semelhança com o pântano dos episódios 10 e 11, com o mesmo miasma tóxico, até chegarem em uma torre no meio de um lago dessa substância. Dentro da torre, Devimon nota a aproximação das crianças e manda um servo para lidar com eles: Splashmon, feito do miasma que circundava a torre.
Splashmon é muito mais poderoso até mesmo que as formas perfeitas dos digimon, Metalgreymon e Weregarurumon. Takeru então sente que precisa fazer alguma coisa e decide descer o buraco deixado pelo miasma.
Decisões em Tóquio e o próximo incidente
De volta à Tóquio, Mimi e Joe estão lidando com suas famílias após terem sumido por três dias: a família de Mimi não a repreende, apesar de parecerem preocupados, e a garota apenas vai embora para encontrar com as outras crianças; já Joe não teve uma volta tão fácil, com sua mãe o repreendendo fortemente, mas acabou contando o apoio do irmão mais velho, recebendo uma mala com suprimentos para fugir de casa.
Koshiro fez um update para os Digivices, sendo possível agora se comunicar com os Digimon que estão na Rede de Dados. Tentomon percebe a fonte dos problemas que os humanos estão enfrentando com a internet: Calaramon está controlando um exército de pequenos digimon que estão interferindo com a rede do mundo dos humanos, assim como o primeiro incidente do anime.
Dessa vez eles tomaram controle de um navio-tanque da marinha japonesa e o colocam em rota de colisão com o Estreito de Malacca, um porto da cidade, e o único jeito de impedir o desastre é derrotando Calaramon e parando os digimon que ela controla.
A evolução que não é uma evolução
Splashmon subjulga totalmente Metalgreymon e Weregarurumon, e começa a injetar o miasma nos dois digimon. Eles usam todas as suas forças, mas não conseguem nem arranhar o inimigo – Weregarurumon é completamente derrotado, voltando a sua forma criança, e Metalgreymon é preso por Splashmon e leva uma surra na frente de Taichi.
Takeru encontra uma fenda estranha no fundo da cratera que ele foi explorar, que revela ser na verdade uma criatura que está presa. O garoto usa o poder de seu Digivice para ajudar o ser e, ao mesmo, Taichi corre para ajudar Metalgreymon a se soltar, sendo ele mesmo infectado com o miasma.
A determinação do digiescolhido aciona um novo poder, e Metalgreymon absorve a substância que o estava envenenando, criando uma nova arma em seu braço direito. Essa arma é tão poderosa que destrói Splashmon completamente sem a menor dificuldade.
A criatura que Takeru salvou era na verdade um digimon gigante chamado Eldoradimon, que tem uma torre nas costas – a mesma em que Devimon e SkullKnightmon estão. O digimon oferece uma entrada para a torre, e o episódio termina com o grupo se preparando para entrar, enquanto Koshiro tenta encontrar uma forma de derrotar Calaramon no mundo humano, antes que seja tarde.
Conclusão
O episódio foi um pouco abaixo do padrão do anime, com algumas cenas animadas com pouca qualidade, além da certa aleatoriedade na resolução do problema dos protagonistas – parece ter sido usado um elemento bastante comum nos jogos da franquia, onde os digimon conseguem usar um vírus para se fortalecer, mas sem apresentar o conceito anteriormente. Falta também dar um propósito sólido para as crianças que estão no mundo humano, que até agora só estão esperando algo acontecer. Fora isso, a releitura da personalidade do Takeru foi uma grata surpresa, com o personagem apresentando mais coragem e menos dependência do irmão mais velho, diferente da versão original – que não tem sido deixada de lado, contendo muitas referências para os nostálgicos no episódio.
Digimon Adventure tem novos episódios todos os sábados, às 23h30, na Crunchyroll.