Após uma batalha desesperadora contra DarkKnightmon pela posse do Digiovo Sagrado, Weregarurumon alcança o Sagittarius Mode. O digiovo acaba rachando e nasce Poyomon, a forma bebê do Digimon Sagrado. No mundo humano, os diescolhidos continuam tentando recuperar o controle da Rede e impedir que navios-tanques colidam com um porto e cause destruição; enquanto no Digimundo, Devimon finalmente aparece diante das crianças. Devimon, o Mensageiro das Trevas introduz o maior perigo que os digiescolhidos já enfrentaram até agora.

Para conferir como foi a batalha pelo Digiovo Sagrado, confira a crítica do Mega do episódio 22.

O inimigo mais forte

Logo de cara, Devimon já demonstra ser muito mais poderoso do que qualquer inimigo que as crianças tenham enfrentado antes. O Anjo Caído ataca com pouquíssimo esforço e a dupla Metalgreymon e Weregarurumon nem tem chance de se defenderem.

Koshiro, no mundo humano, continua analisando a situação da Rede e explica para Joe e Mimi que o inimigo está roubando dados através de um Obelisco e transmitindo para o Digimundo, criando uma situação similar à de Nidhoggmon, o que quer dizer que Taichi e Yamato podem estar correndo grande perigo.

De volta à batalha, Taichi percebe que Devimon está usando o Miasma ao redor deles para atacar e por isso parece que ele quase não se movimenta para acertá-los. O anime mostra que os dados que estão sendo transferidos do mundo humano estão sendo coletados por uma espécie de cristal que fortalece Devimon, tornando as investidas do digiescolhidos inúteis. Mimi sugere que eles tentem destruir o Obelisco que está transferindo os dados, mas Calamaramon os impede, prendendo Togemon e os outros.

Desespero

Takeru, que estava escondido a mando de Yamato, resolve aparecer na frente de Devimon para impedi-lo de machucar seus amigos. Sua coragem aciona o poder do Digivice, fazendo Poyomon evoluir para Tokomon. A luz da digievolução faz com que o miasma ao redor deles seja dispersado e presenciar isso enfurece Devimon de tal forma que o poder do cristal começa a transbordar, fazendo-o super digievoluir para NeoDevimon.

A nova forma do vilão apresenta um poder quase surreal, e a batalha que já parecia perdida, fica completamente fora do alcance dos digiescolhidos – o que é a deixa perfeita para mais uma vez o poder de liderança de Taichi transparecer. A coragem dele juntamente com a esperança de todos cria as condições para a digievolução dos digimon que estão tentando destruir o Obelisco. Uma vez evoluídos, eles tem poucos problemas para lidar com Calamaramon, ficando a cargo de Zudomon destruir o monumento.

Quando o Obelisco é destruído, o poder de NeoDevimon é interrompido, dando chance para Metalgreymon e Weregarurumon derrotá-lo. Com a ajuda de Koshiro, os militares também conseguem recuperar o controle dos navios no mundo humano, impedindo a colisão com o porto e salvando muitas vidas.

Mas como nada dá 100% certo em Digimon, DarkKnightmon aparece para recuperar o cristal que energizava NeoDevimon e dá início à última evolução do vilão. É o começo do desespero, mas o fim do episódio.

Conclusão

Finalmente poder ver Devimon em ação é, sem dúvidas, um dos pontos altos do anime até agora: um dos vilões mais icônicos da série, ele não deixou a desejar no quesito causar dificuldades aos digiescolhidos. O problema continua sendo as poucas explicações que o anime dá em relação aos motivos do vilão, e é importante que eles sejam explicados em algum momento. A relação do vilão com Takeru e Angemon é o que mais causa curiosidade, já que em alguns momentos durante o episódio ele chama o Digimon Sagrado de “meu amigo” – isso dá abertura para explicações e motivações bem mais profundas do que parecem no primeiro momento. A resolução da crise no mundo humano não foi das mais criativas, apesar de ter mostrado bem o vínculo entre os personagens. A expectativa cresce para o próximo episódio, com Devimon atingindo uma nova forma e coisas surpreendente acontecendo – resta esperar para ver.

Digimon Adventure tem novo episódio todo sábado, às 23h30, na Crunchyroll.

NOTA: 4/5