Em uma conferência de imprensa, o fundador e produtor do estúdio Ghibli, Toshio Suzuki, admitiu que a empresa voltará a produzir séries de animes para TV após a fase de reestruturação do estúdio, que ocorrerá em Outubro de 2023. Essa situação ocorre após a Nippon Television Network Corporation (NTV) adquirir 42,3% das ações do estúdio Ghibli, tornando-a uma subsidiária da empresa, tendo assim grande poder de voto e influência nas decisões do estúdio.
As novas produções do estúdio Ghibli não devem ser focadas apenas em filmes para cinema. Produções como especiais, filmes e séries de TV devem ser produzidas pelo estúdio. Nas palavras Toshio Suzuki:
“Confiaremos toda a gestão à Nippon Television e nos concentrarmos na criação de obras”. Como produtora de animes, “Nós não só produziremos filmes, mas também traremos a possibilidade de produzir séries de TV.”
Vale lembrar que a NTV já detinha grande parte das ações do estúdio Ghibli anteriormente, colaborando e financiando as produções dos filmes. Além disso, a emissora também exibia os filmes Ghibli com exclusividade na TVs Japonesas, incluindo a primeira série animada do estúdio Ghibli dirigida por Goro Miyazaki, Sanzoku no Musume Ronja (Ronia the Robber’s Daughter).
Na mesma conferência de imprensa que incluía a presença do presidente e Diretor Executivo da Nippon Television, Mikuni Sugiyama, foram anunciadas mudanças na direção no estúdio, porém foram preservados os cargos dos fundadores vivos do Ghibli, Hayao Miyazaki como CEO honorário, e Toshio Suzuki como CEO da empresa. Além disso, o Hiroyuki Fukuda será presidente da empresa, comandando as operações do estúdio Ghibli.
Veja também:
- Rede japonesa de televisão adquire parte do Studio Ghibli
- The Boy and Heron: Novo filme de Hayao Miyazaki ganha 1º trailer
- Faleceu o diretor de arte Nizo Yamamoto, conhecido por trabalhos no Studio Ghibli