Nós sempre vemos a Crunchyroll anunciando novidades, entre elas o seu próprio selo Originals, mas ouso dizer que entre todas as suas vertentes a Crunchyroll Games é a mais desconhecida ~pelo menos aqui no Brasil~.
É muito curioso a plataforma ter sua própria publisher que beira os quatro anos de vida e a gente não conhecer quase nada sobre ela. Você provavelmente chegou aqui pelo mesmo motivo ao qual me levou a fazer essa pesquisa, descobrir o que é a Crunchyroll Games!
Por que o “Crunchyroll Originals” tem um grande potencial?
De acordo com a própria empresa, a Crunchyroll Games é uma marca Crunchyroll, que até o momento é uma companhia WarnerMedia. A Crunchyroll foi fundada em 2006 e é sediada em San Francisco, com escritórios em Los Angeles, Tokyo, Paris, Lausanne, Chisinau, e Berlin.
A publisher foi anunciada durante a Crunchyroll Expo em 26 de agosto de 2017 e já em março de 2018 teve o seu primeiro game lançado, Danmachi: Memoria Freese. Após esse primeiro lançamento, a Crunchyroll Games expandiu o seu catálogo mobile e hoje em dia conta com jogos de Naruto, Mob Psycho 100 e até mesmo Attack on Titan. Confira os games aqui!
Entre os títulos mais difundidos temos Grand Alliance, Grand Summoners, e RWBY: Crystal Match. Em um recente anúncio, a empresa também revelou que no dia 19 de janeiro o jogo Princess Connect! Re: Dive foi lançado com localização em inglês no Brasil e em Portugal.
Mercado de Games Mobile X Localização
A Crunchyroll Games é uma publisher e distribuidora de conteúdo interativo focada em games de animes. Assim como a Bandai e a Square Enix, a Crunchyroll conta com jogos majoritariamente de identidade visual oriental. Essas três empresas tem mais em comum do que vocês pensam, seja pela similaridade de títulos ou do sistema de combate/comando, todas elas não costumam localizar seus jogos para o Português (BR).
“Mas são jogos nichados!”, “Quem em pleno 2021 não fala inglês?” são as frases que mais escutamos de pessoas que não olham para fora de sua bolha social. Apesar dos games sempre terem encorajado o aprendizado da língua inglesa ~principalmente nos anos 90~, hoje em dia é inegável que as pessoas estão mais suscetíveis a desistir de algo que impõem alguma barreira para elas, principalmente a do idioma.
Em março de 2020 o mercado oficial de smartphones cresceu 3% no Brasil; setor paralelo disparou 344%, em suma, hoje em dia é muito mais comum você ver as pessoas consumindo qualquer tipo de game em seus celulares enquanto esperam em consultórios, estações de metrôs e ônibus.
Outro fato curioso é que os dados do instituto cultural British Council afirmam que apenas 5% da população brasileira sabe se comunicar em inglês e, destes, apenas 1% tem realmente fluência. Com isso, o Brasil fica em 41º colocado em um ranking de 70 país.
De acordo com a pesquisa, os dois principais obstáculos enfrentados por pessoas que pensam em aprender inglês é a falta de tempo (72%) e os preços altos dos cursos (65%). Esta deficiência em uma segunda língua, a mais difundida em todo mundo, certamente é um dos principais fatores que atrapalham o crescimento do mercado dos jogos mobile ~jrpgs e gacha~ no Brasil.