Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX é um remake colorido e artístico de um rastreador de masmorras do Game Boy Advance de 2005. Por ser mais um jogo Pokémon a tensão paira sobre o jogo que já é lançado com uma grande expectativa ao seu redor, porém por ser um jogo simplista e que não exige muito de seu jogador, Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX consegue ser convincente.
Charmoso e Não Melhorado
Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX é um bom remake, apesar de não ser tão atrativo para os antigos treinadores Pokémon que cresceram com a franquia. Esse novo jogo para Switch não é tão convincente como seus antecessores por ter uma proposta diferenciada, mas mesmo assim ainda cativa seu público à sua maneira.
No game temos uma sólida história com um estilo artístico de encher os olhos e apesar de ter um conteúdo principal curto, o jogo ainda consegue parecer interminável. No melhor estilo Roguelike da série Dungeon-Crawler com uma trilha sonora “aconchegante”, a trama gira em torno de um humano que se vê preso em um corpo de um Pokémon e após fazer um teste pessoal o jogo seleciona o melhor Pokémon que combine com a sua personalidade (porém se você quiser escolher, é permitido). Ao logo da trama, os jogadores reúnem uma grande equipe de amigos e partem para resgatar outros bichos nas masmorras. A trama soa bem empolgante, mas de fato não é tanto assim na prática.
Aperte “A” e resolva seus problemAs
Apesar de conter uma proposta interessante, o jogo acaba se prendendo a um ciclo vicioso e cansativo. Em Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX o jogador perde a maior parte do tempo correndo entre layouts, reunindo recursos e resolvendo tudo possível apenas apertando o bota A.
A cada Pokémon que se junta ao seu grupo, os jogadores reúnem mais e mais recursos para resgatarem seus amigos e lutarem contra seus inimigos enquanto buscam uma saída. Com esse fluxo repetitivo, temos um mix de animação com uma bela trilha sonora que não deixa o jogador perder “a cabeça”. Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX apresenta várias elementos fofos ao longo de sua trama e rápidos diálogos entre os monstrinhos. Apesar do jogo carregar o nome Pokémon, um dos pontos fracos do jogo é certamente o combate, abandonando as batalhas baseadas em turno a fim de implementar um ritmo mas dinâmico e moderno, acabou criando uma grande monotonicidade regida por apenas uma tecla para acabar com seu inimigo.
O game se apresenta como um excelente jogo para os novatos, quanto para os antigos fãs, nem tanto, já que o Remake perde a oportunidade de aprimorar sua mecânica e profundidade. Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX apesar de conter a essência de sua franquia com sua ideia de “Catch todos”, ainda é uma reimaginação estática e tão focada na simplificação que se esquece de ser divertida , embora inegavelmente encantadora.
O ponto positivo é que além de conter lindas artes e uma trilha sonora ótima, o jogo funciona muito bem no Nintendo Switch. Já sobre os pontos negativos, Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX se apresenta como um jogo de jogabilidade repetitiva e novos recursos extremamente simplificados.
Como um bom jogo Pokémon, o jogo carrega uma linda mensagem que ensina às crianças o valor do bom trabalho em equipe em momentos de pura empatia e superação. Nada como o bom clichê do “poder da amizade” para ajudar os necessitados ao longo da trama, afinal, Mystery Dungeon AINDA é um jogo Pokémon.