O Festival Internacional de Cinema de Berlim divulgou a lista dos filmes que vão concorrer à mostra competitiva, e a animação japonesa Suzume no Tojimari de Makoto Shinkai foi selecionada concorrendo contra filmes em Live-action do mundo todo. O vencedor pode levar prêmios importantes como o Urso de Ouro de melhor filme e o Urso de Prata de Melhor Direção. O evento ocorre entre 16 a 26 de Fevereiro.
Com esse fato, Suzume no Tojimari tornou-se a segunda animação a concorrer para esse importante festival do cinema mundial. O primeiro a concorrer e levar o prêmio máximo foi A Viagem de Chihiro de Hayao Miyazaki em 2002.
A Crunchyroll confirmou que o diretor Makoto Shinkai estará na exibição do filme em Berlim, apresentando a obra no festival de cinema com o produtor Genki Kawamura e a dubladora Nanoka Hara. O evento representará a estréia internacional do filme fora do Japão.
O filme se tornou a 10º maior bilheteria de anime de todos os tempos no Japão, e a 25º maior bilheteria de um filme no Japão. Os números arrecadados em bilheterias nos cinemas são estimados em 12.488.430.190 ienes no Japão (cerca de 96,95 milhões de dólares) até o momento.
O filme deve ser exibido nos cinemas brasileiros, distribuído pela Crunchyroll, Sony Pictures e Wild Bunch International no dia 13 de abril de 2023.
Sinopse da Crunchyroll: “A jornada da jovem Suzume de 17 anos começa na pacata cidade de Kyushu quando ela se encontra com um jovem que diz a ela o seguinte: “Estou procurando por uma porta”. O que Suzume encontra é uma única porta desgastada em pé no meio de ruínas, como se estivesse protegida de qualquer catástrofe. Aparentemente hipnotizada por seu poder, Suzume alcança a maçaneta… Portas começam a abrir por todo o Japão, causando destruição a qualquer um que esteja perto delas. Suzume precisa fechar esses portais para evitar que o desastre se alastre.”
Fontes: Crunchyroll e ANN.