No episódio de Yashahime desta semana, a série faz uma tangente para desenvolver a personagem da Setsuna. O episódio começa mostrando uma colônia de youkais que nascem presos um ao outro, e para que um sobreviva, eles precisam lutar – e eu acho que é grotesco o suficiente para a série inteira até a morte.

Logo alcançamos as três garotas caçando dois desses youkais, que estão causando destruição por onde passam. Pouco tempo depois, os dois aparecem novamente, lutando com fogo e relâmpago, tentando se ver livre um do outro. Towa identifica o laço fraternal entre os youkais e consegue se colocar na luta deles, enxergando uma ligação semelhante entre Setsuna e ela. Já Moroha e Setsuna não se importam muito com isso e atacam os youkais, Ginka e Kinka. Eles percebem as jóias do arco-íris no corpo das meninas e recuam para pensar em uma maneira de roubá-las

Fraternidade

Mais tarde, depois de um jantar de agradecimento do casal de fazendeiros daquela terra, Ginka e Kinka se esgueiram e possuem o corpo de Towa e Setsuna, que começam a lutar. Moroha percebe a possessão e aos poucos as irmãs conseguem uma oportunidade para exorcizar os demônios e ficarem livres, mas eles fogem com as jóias.

Moroha é muito preciosa, mesmo quando não é o foco da história.

Os irmãos então encontram com Joka, a líder do clã desses demônios. Ela menciona a intenção de usar os poderes das jóias para se vingar de Sesshomaru. Joka então prende Ginka e começa a sugar seu poder demoníaco junto com o poder da jóia. Para limpar qualquer confusão, Joka deixa claro que não sente nenhum afeto por suas crias, e sempre teve a intenção de usá-los apenas como peões.

Kinka percebe que sua ligação de irmandade é mais importante que a relação de servidão que ele tem com Joka. Seus esforços mudam para livrar o seu irmão do cárcere, no momento que Setsuna e Towa chegam ao campo de batalha. Towa imediatamente faz o paralelo entre a situação dos irmãos e a situação que separou ela e sua irmã quando eram crianças, mas essas memórias ainda estão muito borradas na cabeça de Setsuna. Conforme a luta se intensifica e Kinka junta forças com as irmãs em troca das jóias, a situação torna-se mais clara para Setsuna, que assume a liderança enquanto Towa fica no suporte.

Poderes combinados, agora com o inimigo.

No meio da luta, Kinka sacrifica sua vida para tentar a última chance de salvar a vida de seu irmão, o que permite a Setsuna preparar um golpe final. Nos últimos momentos de vida, Kinka percebe o quão inútil e sem sentido o conflito com o seu irmão era. As jóias são devolvidas às suas donas, e Towa pergunta se sua irmã lembrou de algo, que é prontamente respondida com o típico silêncio de Setsuna.

Expectativas

Esse episódio, ainda que a princípio não tenha despertado o meu interesse tanto quanto os outros, principalmente pela falta de um papel ativo da Moroha, deu passos largos no caminho de estabelecer Setsuna como alguém para se importar, já que nos últimos episódios ela tinha tomado um papel mais secundário e muitas vezes até sumido até o momento que ela fosse narrativamente importante.

Chegou a hora de ficar espantado com o potencial do poder de Setsuna.

Não só o roteiro finalmente deu um tempo para que ela brilhasse sozinha, o que não acontece desde o episódio 4, como também resgatou a música tema delaque é criminalmente subutilizada-, o que foi muito bem feito também. Mas principalmente: o que Sesshomaru esteve fazendo nesse tempo, para despertar a fúria em todos esses youkais? E as memórias de Setsuna? Elas sumiram com a maldição da borboleta? E se sim, até que ponto ela vai continuar se lembrando do que está acontecendo no presente? Várias especulações para os próximos episódios responderem.

Você pode acompanhar semanalmente Yashahime, e muitos outros animes semanalmente no Crunchyroll.

Nota: 3,5/5