Yashahime agora chega na sua décima terceira semana, fechando a temporada de outono e completando o primeiro cour do anime, mas sem diminuir o ritmo por nenhum momento.

O episódio começa com a última das quatro ameaças a ser apresentada, Totetsu, inclusive já mostrando a posse de uma das pérolas do arco-íris, a usando para encontrar “monges virtuosos”, sua comida preferida. O grupo de exterminadores de Youkais toma conhecimento das ações de Totetsu e se separam, sendo que os mais experientes vão para o leste, enquanto Hisui é designado para proteger seu pai, Miroki.

Os problemas de paternidade que a gente já conhece nessa série.

Passado e Presente

Eu lembro de ter começado a escrever esses textos tentando ao máximo encarar como uma nova história, mas tem tanto de Yashahime que bebe de InuYasha que é impossível não fazer a comparação. Não só na estrutura da história, mas também nas expectativas que nós como audiência criamos em cima dos personagens.

É excelente ver Towa e Setsuna aos poucos aprendendo a se reconhecer como irmãs, e ver a Moroha fazer literalmente qualquer coisa, mas a expectativa que criamos num evento como trazer personagens clássicos, é a mais pura prova de que independente do quanto eu tente, eu ainda estou completamente ligado com a série antiga.

Falando na própria Moroha, ela foi contratada para proteger o monge do leste, então mais um episódio sem ela. No outro lado, vemos os dois pontos de vista dos filhos de Miroki e Sango, enquanto uma admira o treinamento em isolamento que o pai está passando o outro o rejeita e o acha fraco por se afastar num momento que o mundo precisa tanto.

A Ameaça

Miroki adulto só segue o fluxo.

Ao chegar onde Miroki está treinando, ele reconhece Setsuna, mas ela não se lembra dele. Towa também se apresenta como irmã de Setsuna, o que levanta algumas dúvidas no monge. Depois de pouco tempo Totetsu aparece e é reconhecido por Miroki como uma das quatro ameaças de Kirinmaru, o que coloca as irmãs em posição de ação.

A dinâmica continua a mesma: as protagonistas lutam juntas enquanto o terceiro personagem fica de suporte, nessa situação, o Hisui. Enquanto a luta se desenvolve e o youkai começa a usar seu poder para sugar e engolir tudo que tem na casa de Miroki, ele volta e começa a participar como um sacerdote propriamente dito, ajudando com estratégias e prestando auxílio quando Hisui é derrubado.

Setsuna então pede para que ele libere o selo, nos levando a entender que essa relação já é de outros tempos e talvez Setsuna conheça os outros personagens que a gente tem tanto carinho, mas isso é só um pensamento passageiro em comparação com o que acontece a seguir: Setsuna ataca de frente Totetsu, revelando assim sua forma Youkai.

Totetsu fica vulnerável a um ataque de Towa, e decide fugir. Miroki ainda tenta lançar um selo mas em vão, não será hoje que elas vão derrotar mais uma Ameaça. Towa faz um remédio para Hisui e Miroki restabelece o selo de Setsuna.

Toda a situação faz com que Hisui tenha outra perspectiva sobre seu pai, e fala brevemente sobre isso com sua mãe ~que eu realmente esperava ver mais nesse episódio~. Setsuna explica que sua forma youkai é uma herança de seu sangue, e que talvez Towa consiga manifestar isso de alguma forma, afinal, elas são irmãs.

Setsuna youkai: é isso que eu quero!

O que esperar à seguir

As coisas que me incomodavam no início de Yashahime, como a velocidade com que tudo se resolvia e como as duas primeiras ameaças foram fáceis de lidar, parecem estar sendo melhor distribuídas agora, os últimos episódios foram excelentes na função de construir as personagens das irmãs, e a relação das duas, além de começar a construir essas últimas ameaças como vilões que nós devêssemos realmente nos importar.

Ela só quer um carinho!

Também, já conseguimos ver como a produção de Yashahime vem gerindo o trabalho dos animadores, porque, embora tenha flutuado bastante em alguns episódios de cenas estáticas ou só uma imagem com a câmera se movimentando (o que tem acontecido até demais), esse foi um dos poucos episódios onde a animação fez uma diferença positiva.

As cenas de sakuga na luta de Totetsu contra as irmãs deu um dinamismo completamente diferente das lutas de episódios atrás, cenas da Towa correndo ou desviando dos ataques, ou de Setsuna usando seus ataques conhecidos e indo de frente com sua lança, nas mãos de outro diretor e outros animadores, poderia ter dado um sentimento de raso, como aconteceu em outros episódios, nesse não deixou a desejar em nenhum momento.

Além disso, adicionou uma nova dimensão de especulações, sobre como os personagens de InuYasha estão depois de tanto tempo e o que aconteceu entre as duas histórias. Só tivemos um vislumbre do que aconteceu no primeiro episódio, mas pouco se mencionou depois, fora de um flashback ou outro. E bem, se teve uma coisa que esse episódio me causou, foi vontade de ver como eles estão agora. E principalmente, de ver a Moroha de volta na história de verdade. Poxa vida, dá uma recompensa pra ela, ela se esforça tanto!

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