Com o novo ano e a nova temporada, também começa a nova fase de Yashahime. E ela trouxe uma nova abertura cheia de simbolismo que, para alguém que adora especular como eu, foi um prato cheio. Mas o episódio não espera que nessa 1 semana de recesso você tenha esquecido alguma coisa, então vai logo aos finalmentes.
O resgate
O episódio começa com uma moça fugindo numa tempestade de neve e sendo encontrada por Riku, que a leva para um lugar seguro. Lugar este que é a casa de Jyubei, onde as meninas estavam a caminho, procurar mais uma recompensa. A dívida de Moroha é questionada, mas logo esquecida.
As meninas encontram Riku e a moça, que se apresenta como Tamano. Ela conta sua história de como desde adolescente ela sofreu muitos assédios por homens estranhos que queriam sua mão em casamento, enquanto ela só queria continuar sua vida normal com seus avós, o que me deu sensações parecidas com alguns episódios de InuYasha, onde a própria história, às vezes, causava um desconforto por seus temas, e o dessa semana pode ser um gatilho para algumas pessoas.
Tamano é sequestrada pelo youkai Homura, que tem poderes incendiários. Ela então é levada para a mansão do youkai, nas montanhas nevadas ao norte. Curiosamente, a mansão não tinha nenhuma neve, e Tamano também a descreve como se “sempre fosse primavera”, com árvores de cerejeira sempre em flor.
Durante um primeiro momento, Tamano se sentiu acolhida, mas logo Homura mostrou sua verdadeira face e um grande ciúme de qualquer pessoa que cruzasse olhares com a garota. E por esse ciúme extremo, várias pessoas inocentes morreram, e Homura prendeu Tamano em uma cela escondida para que ninguém pudesse a ver, pois ela “é só dele”.
Ela consegue escapar, mas no meio de uma tempestade, não consegue ir tão longe. Esse é o momento que Riku a encontra, e ele pede que Homura seja morto, por uma quantia tão grande que Moroha não precisaria mais fazer faxina na loja de Jyubei. As meninas partem para as montanhas nevadas do norte. Chegando lá, Moroha imediatamente diz a que veio sem nenhuma enrolação, enquanto Homura, em seu surto ciumento começa o ataque.
A batalha
Durante a investida de Towa e Setsuna, ele reconhece suas joias do arco-íris, e lembra-se da missão que recebeu de uma youkai misteriosa, que estava acompanhada por ninguém menos que Sesshomaru, ordenando que queimasse a floresta onde Towa e Setsuna cresceram, causando sua separação na infância.
Towa é tomada pelo ódio, e ainda que Setsuna continuasse calma, as duas partem para o ataque. Mas logo Homura se mostra bem mais forte que as duas, que são salvas no tempo perfeito por Moroha. Mas quando as 3 se preparavam para se proteger do ataque de Homura e contra-atacar, Tamano aparece com Riku, se impondo e dizendo que não vai mais voltar para seu cativeiro. Em uma crise de ciúmes, Homura perde controle de seu poder e se queima até a morte.
Riku comenta que o amor só traz coisas ruins, mencionando Sesshomaru e o Grande Cão Youkai como provas disso. As garotas precisam recuar e ir embora, pois estava claro que Homura ia se matar por suas próprias chamas, o que deixa um gosto muito amargo na boca de Towa, que não pode concretizar sua vingança, depois de tantos anos.
O que esperar de Yashahime
A segunda parte de Yashahime já mostrou a que veio, dando cada vez mais contexto à luta das irmãs, mas ainda sim deixando algumas dúvidas para manter a história interessante. Introduzindo a youkai que ordenou o incêndio na floresta, que parece ser subordinada de Sesshomaru, cria a ligação necessária entre as meninas e o pai delas, mas nos faz questionar o que o motivou para ter desaparecido, e ter tentado matar suas filhas.
Riku ganhou mais um espaço na história mas ainda é um personagem muito misterioso para tomar alguma conclusão. Do jeito que ele é retratado no anime, suas intenções ainda são muito ambíguas, não dá para tirar alguma conclusão sobre ele agora, mas a história parece estar progredindo rápido, e eu imagino que esse seja o rumo daqui para frente.
Você pode assistir Yashahime: Princess Half-Demon, a última temporada de Attack on Titan, e vários outros animes da temporada de inverno na Crunchyroll.