O oitavo episódio de Yashahime marca o fechamento do primeiro arco do anime, concluindo algumas ideias estabelecidas nos primeiros episódios e levantando outros para serem resolvidos nos próximos episódios. Mesmo sendo um episódio com muita ação, o ritmo foi excelente para colocar pontos cruciais da história, intercalando as cenas de luta, e eu estou cada vez mas empolgado com o que vai acontecer no próximo episódio.
O episódio começa com o encontro de Riku, o pirata do episódio anterior, com Jyubei, e uma conversa suspeita acontece. Riku declara seu desgosto pelas Quatro Ameaças e sua intenção de juntar todas as joias do arco íris, eventualmente tendo que lutar contra as princesas. Durante toda a cena, Jyubei demonstra um respeito muito grande por Riku, o que me fez questionar várias coisas sobre a relação deles dois.
A história continua com a fuga de Yotsume de volta para a fortaleza de Kyuki, agora propriamente trazendo a história para o “presente”, já que os outros episódios serviram como um estabelecimento dos temas que serão importantes daqui para frente. Kyuki empresta sua jóia do arco-íris para Yotsume para que ele tenha alguma chance de lutar contra as princesas meio-demônio, e com o seu feitiço acaba adormecendo Moroha, Towa e Takechiyo, e começa a vasculhar seus sonhos em busca de qualquer ponto fraco.
Entretanto, os sonhos dos 3 estão embaralhados, Moroha sonha com um monge entregando Takechiyo aos cuidados de Jyubei, já o próprio Takechiyo sonha com Sesshomaru e Kirinmaru indo ao encontro de Inuyasha e Agome, que mandam uma Moroha bebê para um lugar longe por segurança. Por outro lado, Towa sonha com a borboleta dos sonhos, levando os sonhos de sua irmã e entregando à Árvore Eterna, e os deposita na garota que está presa dentro da árvore. Mas diferente dos outros sonhos, o espírito da Árvore fala com Towa, que acorda.
A batalha
Enquanto isso, Setsuna, não afetada pelo feitiço do sono, derrota Yotsume e reagrupa com os outros para planejar a invasão à fortaleza de Kyuki, a segunda das Quatro Ameaças de Kirinmaru. As três entram na caverna e confrontam Kyuki, que desafia Moroha a usar sua tintura, só para descobrir que sua energia demoníaca foi drenada, com o poder da joia, deixando apenas Setsuna em condições de batalhar.
Kyuki reconhece a força de Setsuna e assume sua forma verdadeira, enquanto Moroha e Towa tentam encontrar uma maneira de conseguir sua energia demoníaca de volta. Moroha lembra como Towa absorveu o poder demoníaco do youkai gato sem matar o homem que ele possuía, e pede para que ela tente de novo. Towa assim entende como seu poder pode funcionar e parte para a linha de frente junto de sua irmã.
Mesmo com sua energia recuperada, Towa não é capaz de lutar no mesmo nível, o que faz com que Setsuna tenha que salvá-la mais uma vez, e isso desperta um poder escondido nela, que permite não só que ela supere Kyuki em poder como também a derrote com facilidade. Riku aparece no campo de batalha para finalizar Kyuki e roubar a joia sem que nenhuma das meninas perceba. Depois de entregar a recompensa, Riku se despede e leva a jóia, sem nenhum alarde.
O futuro de Yashahime
Esse episódio de Yashahime faz paralelos entre vários momentos desse primeiro arco, como o fato da hesitação de Towa acabar sendo muito custosa tanto para ela quanto para sua irmã, o que causou com que ela se machucasse nesse episódio e a própria separação delas quando crianças.
Também mostrou o quanto Towa cresceu no período que ela está no passado, tanto como pessoa como quanto guerreira, o entendimento de seus poderes e de como ela pode usá-lo de várias maneiras, destrutivas ou não, mas também acena para a ideia do quão forte pode se tornar, dadas as circunstâncias. E recebemos – finalmente – um pouco da história da Moroha, mas só o suficiente para nos manter interessados na série, e como Jyubei pode estar conectado com os personagens de InuYasha, mas isso são especulações para o resto da série.
Você pode assistir Yashahime todo sábado, e muitos outros animes, poucas horas depois da exibição no Japão, no Crunchyroll.