A longa espera finalmente acabou! O Attack on Titan EP 60 marca o início do fim para essa grande obra. Com o episódio intitulado Do Outro Lado do Oceano, os protagonistas já conhecidos pelo público são deixados de lado para embarcarmos diretamente em um conflito com muito sangue e tiro ~tiro, porrada e bomba~.
Última temporada de Attack on Titan: Quais as mudanças na produção?
No episódio 60 de Attack on Titan conhecemos os “candidatos a guerreiros” Colt, Falco, Zofia, Udo e Gabi que revelam que Marley está em guerra há quatro anos e atualmente estão tentando derrubar o forte Slava. Nessa operação do forte Slava os próximos “candidatos a guerreiros” serão selecionados para a operação final de controle da Ilha Paradis pelo Capitão Magath.
Nesse episódio podemos perceber ainda mais claramente que os Marleyanos usam os Eldianos “como sacrifício” e “mão de obra barata” durante todo combate nas trincheiras. Tópicos como “superioridade racial” e passagem do poder Titan são as engrenagens desse primeiro episódio.
Um fato curioso que chamou bastante a atenção de todos é a presença de uma opening para lá de incômoda ~não no sentido ruim~ e que remete a pura tragédia que nos aguarda. Infelizmente essa nova e última temporada de Attack on Titan não contará com a presença da banda já carimbada, Linked Horizon.
Como já foi dito, Attack on Titan está de casa nova já que agora o estúdio responsável é o MAPPA (Jujutsu Kaisen e Yuri!!! on Ice). Apesar dessa troca, as mudanças de design como a ausência dos contornos característicos dos personagens, não afetou em muita coisa, já que o episódio contou com uma excelente fluidez e inserção de CGI.
Ainda é muito cedo para uma avaliação de direção e roteirização, mas se depender da opinião de Hajime Isayama (maganká de Shingeki no Kyojin), Hiroshi Seko certamente fará um bom trabalho na narração e saberá desenvolver um bom ritmo.
Nesse episódio conhecemos mais de Gabi que parece estar preparada para carregar o destino dos Eldianos em seus ombros e pronta para matar todos os “diabos” da Ilha Paradis, deixando assim só os “bons” Eldianos nesse mundo. Gabi tem um grande desejo de libertar todos aqueles que estão nos distritos de concentração, e para isso põem seu plano em prática para explodir o trem anti-titã da Aliança.
Em “Do Outro Lado do Oceano” conhecemos dois novos Titans, são eles: Mandíbula e Carroceiro ~nem tão novo assim, já que ele já tinha aparecido~ de Galliard e Pieck, que entram em cena nas trincheiras fazendo um grande estrago nas forças inimigas. Um fato curioso e muito importante é que o próprio Capitão Magath revela que Marley só é uma super potência por ter o poder dos Titãs.
A Ditadura Militar de Marley ocorre em um estado militar reconstruído com base nos atos do heróis Helos, que levou ao fim da Grande Guerra dos Titãs. Eles possuem 7 dos 9 Titãs conhecidos como guerreiros, e continuam as invasões a outros países devido a esse poder opressor. É importante ressaltar que esse poderio bélico é suficiente para infringir qualquer outro país.
Tendo isso em mente, Reiner e Zeke ativam seus poderes de titãs e começar a invasão ao forte internamente, em uma cena que utilizam várias cobaias para uma chuva de titãs. O episódio 60 de Attack on Titan se encerra com um homem ~cof cof sabemos quem é~ disfarçado lendo a notícia da tomada do forte de Slava.
Attack on Titan EP 60 já está disponível para assinantes na plataforma. Os episódios legendados de Attack on Titan serão lançados aos domingos às 17h45 na Crunchyroll.