Depois que o episódio 19 trouxe várias revelações dramáticas, o episódio 20 de Beastars trata de solidificar os temas que levaram ao assassinato de Tem: amizades entre herbívoros e carnívoros. O episódio de título “When the light shines, let’s laugh at the different silhouettes” (Quando a luz brilhar, vamos rir das diferentes silhuetas, t.l.) reduz mais uma vez o ritmo para explorar as emoções do personagem e os conflitos sociais do mundo.
Já no começo do episódio, vemos a loba Juno e a leopardo Sheila conversando sobre a nova tendência das redes sociais: herbívoros estavam tendo mais likes ao bater fotos com carnívoros. Juno acredita ser uma espécie de mecanismo de defesa que elas, como carnívoras, nunca poderiam entender – e que não havia mal em ajudar seus colegas herbívoros a se sentirem um pouco melhor.
Sheila não gosta da tendência e se sente usada por sua amiga, a ovelha Peach. Em um momento de impulso, ela convida Peach para passearem – só as duas – e fica surpresa quando ela aceita. O passeio das amigas começa tenso e desajeitado, mas logo elas começam a se dar bem ao desabafar sobre seus problemas pessoais. No fim, as duas batem uma foto juntas – mas dessa vez, não pelos likes, e sim pela amizade recém desenvolvida.
Voltando ao lado mais sombrio da história, vemos Legoshi e o panda Gouhin no mercado negro, observando uma hiena listrada fora de controle. Gouhin diz a Legoshi que a perda da força de sua mandíbula era esperada pelo treinamento e o atira diretamente à hiena para que o lobo aprenda a lutar sem sua mordida – e então Legoshi aprende a lutar com seus membros, tal como um herbívoro.
Em Cherrytown, os esforços para salvar os clubes integrados continuam, e o clube de teatro decide escalar a loba Juno no papel principal da peça – que é sempre representada por um homem – como forma de demonstrar sua rebelião ao fechamento dos clubes. Juno aceita, apesar de por dentro concordar com a decisão dos adultos: realmente é melhor separar os carnívoros dos herbívoros.
Enquanto reflete sobre a situação da segregação, Juno acaba avistando Haru e a segue até o clube de jardinagem, onde a coelha acaba pedindo sua ajuda com as flores. As duas conversam, e Juno começa a entender o porquê de Legoshi gostar tanto de Haru. No fim, a loba chega a conclusão que não seria uma boa Beastars, pois diferente de Louis, ela não consegue ver herbívoros e carnívoros como iguais – acreditando que os herbívoros são superiores. Ao partir, Juno deixa a entender que sabe do paradeiro de Louis e diz que Haru deve ligar para ele.
Mudamos para a perspectiva de Louis, que está tendo um sonho amoroso com Haru. Então vemos quando seu sonho é interrompido e dá lugar à brutal realidade do mercado negro, e presenciamos uma estranha cena onde há uma troca nas posições de poder: um crocodilo está prestes a vender partes de seu corpo para ser usados como ingredientes para um herbívoro idoso e rico. Ibuki tenta impedir Louis de ver a cena brutal e o cervo se pergunta dos motivos do cuidado excessivo do leão.
Louis vai ao terraço, refletindo sobre como os mais fortes sempre dão um jeito de explorar os mais fracos. Lá, Ibuki revela que quase teve o mesmo fim do crocodilo, mostrando uma marcação no seu braço que seria usada para um corte como ingrediente para cura de exaustão. Louis fica chocado com a revelação e Ibuki explica que é por esse motivo que ele consegue entender bem seu novo chefe – a vida deles não foi tão diferente assim. A conversa dá ainda mais determinação a Louis, e quando seu telefone toca, ele o atira do terraço. No chão, vemos o nome de Haru se apagar quando o celular para de funcionar.
E assim termina o episódio 20 de Beastars, mostrando diferentes relacionamentos entre herbívoros e carnívoros. Sejam como amigos, diferentes escalas de poder ou inimigos românticos, esses seres tão diferentes tem muito em comum – o que tem o poder de render muitos conflitos interessantes no decorrer da história.
Não quer esperar pra ver o que vai acontecer? Confira o mangá de Beastars ou continue acompanhando o Megascópio para as resenhas dos próximos episódios.