O personagem Mickey Mouse foi criado em 1928 e após 95 anos de sua primeira aparição, está prestes a entrar em domínio público. A partir da próxima segunda-feira (01), o icônico personagem da Disney poderá ser utilizado de formas mais amplas e sem dependência de direitos autorais.
Vale destacar que os direitos que estão prestes a cair não comtemplam todas as representações do personagem, mas sim, aquele que foi mostrado no curta Steamboat Willie. A versão do Mickey mais modernas continuam com os direitos autorais válidos.
Em comunicado oficial a Disney disse:
“Desde a primeira aparição de Mickey Mouse no curta-metragem Steamboat Willie, de 1928, as pessoas associam o personagem às histórias, experiências e produtos autênticos da Disney.”
Isso não mudará quando os direitos autorais do filme Steamboat Willie expirarem. É claro que continuaremos a proteger nossos direitos nas versões mais modernas de Mickey Mouse e outras obras que permanecem sujeitas a direitos autorais, e trabalharemos para salvaguardar contra confusão do consumidor causada pelo uso não autorizado do Mickey e de nossos outros personagens icônicos.”
No passado, a Disney já pressionou por mudanças que trouxessem benefícios para ela, e outras grandes corporações como consequências, no que diz respeito a preservação de direitos autorais para personagens que estão próximos a expirar. Entretanto, as iniciativas não foram bem sucedidas.