Os digiescolhidos continuam sua viagem até a região das terras seladas de FAGA, onde deverão impedir Millenniumon. No caminho, eles encontram uma floresta que parece se mexer – em Hikari e a Floresta que se Move, a digiescolhida da luz será uma aliada na luta pela vida de Petaldramon.

Digimon Adventure EP 43 – Review

A Floresta que se Move

Em sua jornada até a região de FAGA, os digiescolhidos avistam ao longe uma floresta. É uma boa mudança de ares após passarem um bom tempo em planícies, porém, as coisas logo se mostram não serem tão simples: Hikari percebe que a floresta está viva e se movendo. Ela é atacada por pequenos insetos que parecem estar destruindo as árvores da floresta, mas é salva pela vegetação.

Olhando de cima, Sora e Koshiro percebem se tratar de um digimon gigante. O grupo encontra alguns digimon que estavam escondidos e eles dizem que a floresta é na verdade Petaldramon, um ser lendário protetor da natureza. Ele está em uma batalha para destruir uma força que ameaça a vida das florestas ao redor do digimundo.

Hikari sente uma espécie de conexão com Petaldramon, e corre até a cabeça dele e pede permissão para ajudar em sua jornada. Como sinal de boa vontade, Petaldramon cria algumas frutas para alimentar os digiescolhidos, que assim decidem que ajudarão o digimon lendário.

Petaldramon visto de cima.

Petaldramon vs. Entmon

A noite cai e todos descansam. Com o nascer do dia, Petaldramon finalmente alcança a força do mal: um Entmon, que controla os pequenos insetos e destroem toda vegetação pelas quais passam. Os digiescolhidos e seus parceiros atacam o vilão, mas seus ataques não surtem efeito em um digimon do nível perfeito. Para não ser atrapalhado, Entmon cria uma barreira e deixa os digiescolhidos do lado de fora.

Dentro da barreira, a luta entre Petaldramon e Entmon começa. Hikari e Tailmon foram as únicas que ficaram dentro da barreira junto com os seres lendários, e assistem em choque enquanto Entmon atravessa o corpo de Petaldramon, derrotando-o.

Hikari decide intervir na batalha e tenta salvar seu novo amigo. Tailmon evolui para Angewomon e, comovida com a força de vontade de Petaldramon, usa seu poder angélico para dar poder o suficiente para o lendário transformar a si mesmo e a Entmon em árvores.

Mesmo triste, Hikari assiste tudo e, ao final da luta, sente que Petaldramon fez o que deveria para trazer as florestas de volta a partir da árvore que ele mesmo se tornou. Com isso, os digiescolhidos retornam para sua jornada e seu iminente encontro com Millenniumon.

Hikari enquanto tenta ajudar Petaldramon.

Veredito

Apesar da expectativa um pouco mais alta para esse episódio, ele ainda assim teve bons momentos. Dois pontos merecem destaque: o primeiro é a inclusão de Petaldramon como um digimon lendário, que faz referência a série de Digimon Frontier (Digimon 4), onde a forma fera do guerreiro da madeira era um Petaldramon; já o segundo é o papel de Hikari, que agiu como um suporte para a luta pela vida, fazendo jus ao seu brasão da Luz.

Porém, fora isso, o episódio foi fraco. A apresentação do personagem novo foi feito de forma rápida demais e não deu tempo hábil para que nós, os telespectadores, de fato nos conectássemos com ele e sua luta. O choro de Hikari pela morte de Petaldramon pode ser visto só como um modo de forçar sua personalidade benevolente, sem uma construção para isso.

A interpretação por trás do episódio é sim interessante, onde podemos fazer paralelos com a luta pela natureza e pela vida em contraste com a devastação e morte. Porém, se a interpretação do episódio é mais interessante do que ele próprio, quer dizer que ele não cumpriu seu papel.

Por outro lado, a preview para o próximo episódio promete a chegada de uma nova forma mega: MetalGarurumon irá fazer sua estreia na série (finalmente). Apesar da premissa não parecer das melhores, vamos esperar para ver.

Digimon Adventure tem novo episódio todo sábado, na Crunchyroll.