Em seu caminho para a região selada de FAGA, os digiescolhidos encontram uma pista de corrida abandonada – exceto por um Machmon, um digimon corredor. Em Ativar, MetalGarurumon, Gabumon e Yamato atingem o nível máximo com a evolução mega: MetalGarurumon chegou.
Digimon Adventure EP 44 – Review
Machmon, o digimon corredor
Uma pista de corrida aparentemente abandonada está no caminho dos digiescolhidos em sua jornada até FAGA. Todos estão impressionados com aquela construção estar ali quando, ao longe, o grupo escuta um barulho alto de um veículo: é Machmon, um digimon conhecido por gostar de corridas.
Gabumon fica animado e quer muito correr contra Machmon, então, evoluindo para Garurumon, ele e Yamato vão desafiar o corredor. A corrida inicia mas, logo nas primeiras curvas, algo parece errado: Machmon, que parecia hesitante em aceitar o desafio, começa a atacar a dupla.
Machmon parece descontrolado mas também desesperado, tentando não machucar ninguém. De repente uma perna roxa surge ao lado de Machmon e ataca Garurumon, desestabilizando o corredor. Garurumon se joga a frente de seu oponente, o salvando de bater fortemente contra a parede, mas se machucando no processo.
Estágio Final: MetalGarurumon
Gabumon acorda em uma pequena sala cheia de troféus. Machmon, que retomou a consciência após o acidente de Garurumon, trouxe todos até esse lugar para se recuperar. Todos ficam impressionados com os troféus de Machmon. Tailmon havia explicado antes que, há muito tempo, existia uma corrida muito famosa entre os digimon que, na realidade, era uma corrida vale tudo – incluindo matar seus oponentes. Machmon pede para que o grupo vá embora, mas Gabumon não aceita e o desafia para uma corrida mais uma vez, desde que ele concorde que será uma competição justa e sem ataques. Seu oponente aceita os termos.
Ao começar a corrida, fica nítido que Yamato tem um plano para saber o que está acontecendo com Machmon: ele coloca Koshiro para monitorar o corredor e tentar descobrir se algo está mexendo ou controlando ele. A medida que a competição avança, o corpo de Machmon esquenta até que ele perde novamente o controle e Koshiro consegue entender o que está acontecendo – o digimon está sendo controlado por um Parasimon, um digimon parasita que assume completamente o controle de suas presas.
Apesar de parecer completamente rendido, Machmon aparenta também ter um plano. Quando ele diz que essa será sua última corrida, Garurumon entende que seu oponente está tentando se destruir junto com Parasimon. Yamato decide intervir finalmente e, evoluindo para WereGarurumon, seu parceiro tenta parar Machmon, mas sem muito sucesso.
Quando os dois percebem que Machmon já desistiu de sua vida, Yamato fica muito bravo e fala sobre como ele não pode desistir pois, se ele estiver vivo, sempre pode tentar de novo. Inflamados pelo discurso, Yamato e WereGarurumon começam a emanar um novo poder e alcançam uma nova evolução: o digimon estágio final MetalGarurumon.
Usando sua alta velocidade e poder de fogo, MetalGarurumon consegue tirar Parasimon de dentro de Machmon e impedir que ele caia de um precipício, salvando sua vida. Machmon se sente agradecido pela nova oportunidade de viver e, com Yamato e Gabumon, eles terminam a corrida.
Veredito
Podemos tentar enxergar o episódio 45 por dois ângulos: por um lado, podemos argumentar que foi um bom episódio que trabalhou bem a evolução de Yamato e de sua relação com Gabumon, construída há alguns episódios atrás. Fica claro que a amizade, o brasão associado aos dois personagens no anime original, é a característica mais forte deles já que ambos vão até o final para tentar salvar alguém que eles acabaram de conhecer. Foi um episódio que sedimentou quem é Yamato.
Já por outro lado, podemos argumentar que foi um episódio decepcionante pois ele trouxe uma das evoluções mais esperadas pelos fãs (se não a mais esperada) em um combate sem emoção nenhuma, sem nada de épico, o que é bem abaixo do nível de uma aparição assim.
Ambas interpretações são plenamente válidas e coexistem juntas – enquanto o episódio foi bastante sentimental, trabalhando bem as características do personagem principal, o cenário foi decepcionante. Era esperado que, assim como as duas formas finais de Agumon, Gabumon e Yamato também seriam levados ao extremo em uma batalha fervorosa e difícil.
Esse fato faz com que o episódio seja ruim? Longe disso: mais uma vez, o trabalho feito com as características principais de Yamato e Gabumon foi muito bem feito, mas o resto poderia ter sido mais emocionante.
Digimon Adventure tem novo episódio todo sábado, na Crunchyroll.