Os digiescolhidos continuam sua jornada até as terras seladas de FAGA para derrotar Millenniumon. No episódio da semana de Digimon Adventure, Os Vilões das Terras Desoladas, Joe e Gomamon são levados por dois grupos de vilões, cabendo a Taichi e Agumon resgatá-los.
Digimon Adventure EP 46 | Crítica
Nohemon, o guardião da fonte
A jornada dos digiescolhidos em direção a FAGA continua, mas o grupo decide parar para descansarem durante a noite. Antes do amanhacer, Taichi e Agumon percebem que Joe e Gomamon sumiram e decidem procurar por eles. Ao se afastarem dos outros digiescolhidos, a dupla do brasão da coragem escuta ao longe o grito de Joe e correm para ajudar.
Eles acabam chegando em um bebedouro no formato dos que existem no mundo humano. Lá eles são abordados por um digimon espantalho chamado Nohemon, que explica que viu Joe e Gomamon serem levados por dois grupos diferentes de vilões da região por estarem mexendo no bebedouro. Ele também explica que o bebedouro é a única fonte de água da região, o que causou uma rachadura no grupo de digimon que viviam lá, criando dois grupos que tentam tomar o controle da fonte para si. Ao tentar detê-los, Nohemon foi atacado no braço e agora não pode mais atirar seu arco e flecha apropriadamente.
Taichi e Agumon decidem se separar para procurarem seus amigos. Agumon vai atrás de Gomamon, enquanto Taichi vai atrás de Joe contando com a ajuda de Nohemon, que decidiu ajudar o digiescolhido por estar preocupado com o que um humano poderia fazer sozinho contra um grande grupo de digimon.
A redenção de Nohemon
Taichi e Nohemon chegam ao esconderijo onde Joe está sendo mantido, enquanto Agumon também chega no local onde Gomamon está. Joe acaba se exaltando e atinge uma fonte de fogo, dando início a um pequeno incêndio. É quando descobrimos que o chefe daquele grupo é um Gaossmon que controla seu irmão mais novo, um Tyrannomon. Eles percebem que Taichi e Nohemon estão lá e os atacam, e quando Nohemon tenta atirar seu arco, Taichi assume a responsabilidade e estoura uma caixa d’água, conseguindo uma abertura para salvar Joe.
Enquanto isso, Agumon entra no esconderijo do segundo grupo de vilão. Lá dentro, Gomamon está se divertindo enquanto faz uma imitação de Joe, e é quando descobrimos que o chefe deste segundo grupo é um MiniDekachimon que vive dentro da boca de um AtamaDekachimon. Criando uma confusão também com um incêndio, Gomamon e Agumon conseguem escapar.
Os dois grupos de vilões decidem persegui-los e acabam se encontrando, e entram em conflito. Os digiescolhidos decidem intervir na batalha com ataques de Greymon e Ikakumon. Nohemon pede para Taichi deixá-lo resolver o problema e, com a ajuda do digiescolhido da coragem, dispara uma flecha e derrota Tyrannomon, sendo escolhido como o líder da região pelos outros digimon.
Veredito
Indo direto ao ponto, sem rodeios: o episódio foi horrível. Com uma trama completamente aleatória e sem importância em um momento tão avançado do anime, o episódio se colocou com um dos piores da animação até agora. Até existem pontos positivos, como a primeira aparição de Nohemon em uma anime da franquia, assim como a aparição de AtamaDekachimon, um digimon criado por um fã.
Porém, esses pequenos detalhes não são o suficiente para deixar o trama boa. A situação de Joe e Gomamon como “sequestrados” beirou a comédia: é fato que eles poderiam ter escapados sozinhos a qualquer momento, já que nenhum dos outros digimon passa do nível adulto e evoluir para Zudomon resolveria o problema muito rápido. O retorno da Taichilândia também não contribuiu para a qualidade do episódio, que teve um foco muito esquisito na característica da coragem de Taichi em ajudar seus amigos e um completo desconhecido.
O lado bom é que, a partir do próximo episódio, o anime irá voltar para sua linha de história principal do ressurgimento de Millenniumon com a aparição de mais um vilão clássico da franquia, Mugendramon, que lutará contra os digiescolhidos e colocará Taichi e Agumon contra a parede.
Digimon Adventure tem novo episódio todo sábado, às 23h30, na Crunchyroll.