Após longos 12 episódios, os digiescolhidos finalmente chegam a região de FAGA para impedir a ressurreição de Millenniumon. Em O Ataque de Mugendramon, o grupo é surpreendido por um inimigo muito mais poderoso do que eles esperavam, o que levará Taichi e WarGreymon a pagarem o preço mais alto para abrirem caminho para seus amigos.
Digimon Adventure EP 47 | Crítica
FAGA e Mugendramon
Enquanto todos estão a bordo de Komondomon, Koshiro recebe uma ligação de Leomon e seus companheiros. Eles explicam que conseguiram conduzir Eldoradimon para um local seguro, encontrando vários dos digimon bondosos que cruzaram o caminho dos digiescolhidos nesses últimos tempos, incluindo Lopmon. Leomon também explica que um castelo começou a crescer novamente nas costas de Eldoradimon, com equipamentos que tornaram possível a conexão entre os grupos. Quando Lopmon mais uma vez pedia para os digiescolhidos derrotarem Millenniumon a todos custo, a ligação é cortada.
Todos sentem uma energia maligna ao redor, e Tailmon confirma que eles chegaram finalmente a FAGA. Hikari tem um pressentimento e grita para Komondomon parar, um momento antes de dois raios de energia poderosíssimos saírem do chão. Um Vademon entra em contato com os digiescolhidos para anunciar a chegada de Mugendramon, digimon criado com os dados dos digimon lendários que derrotaram Millenniumon durante a última guerra, incluídos em Sephirothmon.
Com todos do grupo usando suas formas perfeitas, o contra-ataque começa. Mais uma vez, Hikari tem um pressentimento: dessa vez ela consegue enxergar a aura de Millenniumon dentro de Mugendramon, dando uma dimensão da força do inimigo e que é prova a medida que ele derrota cada um dos digimon. Yamato percebe que a forma de Mugendramon é idêntica a forma corrompida que Agumon assumiu em sua batalha com DoneDevimon.
No céu, o Continente Cloud começa a aparecer e se torna alvo dos ataques de Mugendramon. Ninguém entende o motivo dos ataques aparentemente aleatórios, mas a batalha continua.
O sacrifício de Taichi e WarGreymon
Mugendramon facilmente derrota Zudomon, Lilymon, AtlurKabuterimon e Garudamon, absorvendo seus dados. HolyAngemon e Angewomon conseguem proteger os que foram derrotados, dando uma chance de MetalGreymon e WereGarurumon alcançarem suas formas finais, WarGreymon e MetalGarurumon.
Juntos eles atacam Mugendramon: MetalGarurumon congela o inimigo enquanto WarGreymon ataca com sua Força Terra. Porém, mesmo com a combinação dos dois digimon mais poderosos do grupo, Mugendramon consegue passar por cima e continuar lançando seus ataques ao Continente Cloud.
Quando WarGreymon perde suas forças e estava prestes a ser atingindo, Hikari acaba usando seus poderes de digiescolhida da Luz para recuperar as forças de WarGreymon, desmaindo nos braços de Takeru. Taichi percebe que mais uma vez receberam o poder dos digimon sagrados e que agora só ele pode abrir caminho para seus amigos continuarem até Millenniumon. Ele reforça a missão com os outros digiescolhidos, entregando o papel de líder para Yamato, e parte para o ataque com WarGreymon. Com Mugendramon distraído, os digiescolhidos conseguem escapar a bordo de Komondomon, deixando os dois sozinhos para derrotar o inimigo.
Se inicia então uma luta frenética, com WarGreymon conseguindo destruir todos os pontos de ataque de Mugendramon, também sofrendo grandes danos no processo. Como ataque final, a dupla consegue atravessar o corpo do inimigo e destruir os canhões em suas costas, derrotando-o. Porém, como última carta na manga, os Vademon iniciam uma sequência de auto-destruição em Mugendramon, que leva seu corpo em direção ao Continente Cloud, explodindo junto com Taichi e WarGreymon.
Veredito
Somente pelo fato do anime ter retornado para sua linha principal, esse episódio já merece aplausos. Mas, analisando com mais calma, podemos destacar alguns pontos interessantes: por um lado, mais uma vez a animação deixou muito a desejar, o que é decepcionante principalmente se tratando de um ponto tão importante no enredo do anime. Com o reboot chegando ao fim, já podemos dizer que a animação de baixíssima qualidade, infelizmente, foi um dos destaques do anime.
Mas, por outro lado, a continuação do enredo principal finalmente retornou e nos deu momentos muito bons. A capacidade de Hikari sentir Mugendramon antes dele aparecer fez muito sentido para a personagem, que sempre pareceu conseguir sentir as trevas se aproximando – também vale ressaltar o papel dela na derrota do inimigo, feito exatamente da mesma forma que o anime original. Falando em Mugendramon, a explicação dada para a sua origem foi feita de uma forma simples e eficaz, também condizendo com a lore por trás da criação de Millenniumon nos jogos.
Um ponto decepcionante foi a participação fraca de Yamato e MetalGarurumon, que teoricamente tem o mesmo nível de poder que Tachi e WarGreymon, mas definitivamente não tem o mesmo nível de protagonismo. Também falando em Taichi, essa batalha contra Mugendramon teve um ar de conclusão de arco, que iniciou lá na batalha contra DoneDevimon no episódio 24 – Taichi foi de alguém desesperado e que confundia descuido com força a alguém que entende o que é a verdadeira coragem e está disposto a se sacrificar pelo bem de seus amigos e da missão, o que definitivamente é um bom desfecho.
A luta final do episódio foi emocionante, apesar da animação fraquíssima, principalmente pela coreografia dos ataques e trilha sonora – que, aliás, vem carregando o anime até aqui, excelente música. Outro ponto importante é o destaque dado para as garras de WarGreymon, conhecidas como Destruidoras de Dramon, perfeita para lidar com digimon com terminação -Dramon, como Mugendramon, apesar de não ter sido explicado isso no anime. A luta também foi uma reprise do anime original.
Agora o próximo episódio mostrará o grupo sem o seu líder-mor e como eles se portarão diante da situação. A expectativa de finalmente ver Yamato e MetalGarurumon brilharem nunca morre, então vamos esperar.
Digimon Adventure tem novo episódio todo sábado, na Crunchyroll.