Com o renascimento de Millenniumon, o digimundo está correndo um perigo nunca antes visto e cabe aos digiescolhidos e seus digimon deter o vilão. Em O Fim: A Batalha Sagrada Suprema, a última batalha pela vida alcança níveis absurdos: Taichi e Agumon finalmente retornam, e Patamon e Tailmon chegam às suas formas finais.

Digimon Adventure EP 49 | Crítica

Taichi e WarGreymon vs. Millenniumon

Logo após seu renascimento, Millenniumon usou seus poderes das trevas para prender todos os digiescolhidos e seus digimon em uma dimensão-prisão com tempo e espaço comprimidos. Em seguida, ele comprimi mais ainda a esfera para enfim matar o grupo e se livrar desse empecilho.

Do lado de fora, Taichi e WarGreymon partem para cima do inimigo colossal para salvar seus amigos, mas Millenniumon demonstra ter um poder imparável. Dentro da esfera, Yamato e MetalGarurumon tem a ideia de atacar as paredes da dimensão para atrasar a compressão, dando tempo para Taichi encontrar um jeito de salvá-los. Porém, ele e WarGreymon não conseguem passar pelo tamanho e poder absurdos do inimigo, e são derrubados.

De dentro da prisão, todos os digiescolhidos mandam suas esperanças para Taichi através dos poderes sagrados de HolyAngemon e Angewomon. Com isso, WarGreymon tem energia o suficiente para atacar Millenniumon com seu Tornado Bravo, fazendo com que o inimigo derrube a esfera e os digiescolhidos consigam sair.

Yamato tentando conter a compressão da dimensão de Millenniumon.

HolyDramon e GodDramon

Ao saírem da esfera, HolyAngemon e Angewomon também atingem a forma final através dos poderes dos digiescolhidos, se tornando GodDramon e HolyDramon, respectivamente. Ambos criam pequenas dimensões de luz e esperança com a ajuda de Hikari e Takeru, com o objetivo de abrigar os digiescolhidos durante a batalha.

O combate colossal entre os digimon sagrados e Millenniumon se inicia, e seus poderes fazem o mundo tremer. O inimigo tenta atacar com seus canhões, mas é rechaçado pelos ataque combinados de GodDramon e HolyDramon, Chama de Deus e Chama Sagrada, resultando na destruição de seus canhões devido ao calor intenso do choque dos ataques.

Como golpes finais, o Punho de Deus de GodDramon quebra a mandíbula de Millenniumon, e a Luz Sagrada – Apocalipse de HolyDramon destroem o corpo físico do inimigo. Mas a batalha ainda não acabou.

GodDramon e HolyDramon recebendo os ataques de Millenniumon.

O poder da esperança

Aparentemente, destruir o corpo de Millenniumon só o levou a liberar toda sua energia e se tornar um ser gigantesco, muito mais que os já enormes GodDramon e HolyDramon. Koshiro nem sequer consegue identificá-lo com seu tablet.

Só com simples movimentos, ele inicia a destruição do digimundo. Porém, pequenas esferas de luz começam a subir do solo. Observando a luta ao longe junto de Leomon e outros digimon, Lopmon explica que aquelas luzes são manifestações de esperança do próprio digimundo, que está vivo e deseja ajudar os digiescolhidos.

Recebendo essa energia, Taichi e WarGreymon saem das esferas de proteção e utilizam o golpe Força Terra para reunir as luzes de esperança de todos os digimon no mundo. O inimigo tenta parar o ataque mas, com a ajuda de GodDramon e HolyAngemon, a Força Terra o atinge, acabando com a existência de Millenniumon e impedindo que ele tenha a possibilidade de ressuscitar no futuro.

Com o digimundo salvo, Taichi e Agumon recebem de Hikari e Mimi os corsages que elas montaram quando achavam que eles estavam mortos. A ameaça de Millenniumon foi completamente erradicada e todos estão em paz.

Millenniumon sendo destruído pelo ataque de Taichi e WarGreymon.

Veredito

O final do arco de Millenniumon trouxe duas sensações majoritárias: alívio e frustração. Alívio porque, durante os episódios filler em que nada acontecia, parecia que esse arco nunca ia chegar em uma conclusão. Frustração porque a conclusão veio, mas talvez não tenha sido a melhor possível.

As cenas de ação, principalmente entre WarGreymon e Millenniumon foram o ponto mais alto do episódio – em quesitos de qualidade de animação, podem até terem sido o ponto alto de todo o anime. Os designs das duas formas de Millenniumon, em particular, foram extremamente bem feitos (até parece que todo o orçamento para animação foi gasto nessas cenas).

As aparições de GodDramon e HolyDramon, muito esperadas pelos fãs, foram marcadas por instabilidades: em alguns momentos, as animações dos personagens estavam bem feitas, apenas para, no momento seguinte, a qualidade dos quadros caírem drasticamente. Apesar disso, o motivo para essas formas aparecem – em detrimento das formas de anjo, Seraphimon e Ophanimon – foi bem explicado, colocando como um evento atípico colocado em movimento apenas pelo poder dos digiescolhidos.

Porém, o elefante na sala precisa ser citado: o protagonismo exagerado de Taichi é o que vem estragando o anime até aqui. É impressionante os malabarismos feitos pelo roteiro para colocar o personagem no centro de tudo. Até o elemento do digimundo vivo, que é uma adição ótima e que funciona bem com a construção de mundo até aqui, foi usado apenas como desculpa para fazer com que Taichi fizesse o ataque final, enquanto os outros digiescolhidos, teoricamente tão importante quanto o protagonista na lore de digimon, são usados como poço de poder para ele.

Outro ponto importante para ser destacado é a forma final de Millenniumon, que acabou não sendo nomeado no episódio. ZeedMillenniumon é conhecido na franquia Digimon como, talvez, o ser mais forte de todos, que até possui um mecanismo que suprime seus poderes para que ele não destrua todo o universo. Um personagem que nunca tinha sido adaptado para uma das séries da franquia e que acabou com pouco tempo de tela, talvez sendo marionete de um vilão maior – o que é interessante sim, considerando o enredo até aqui, mas que é ruim para o personagem.

Apesar de ter cara de final de anime, esse episódio não foi o último: o próximo capítulo inicia o que talvez seja o último arco do reboot e finalmente irá abordar a questão dos brasões, elementos que vem aparecendo desde o começo da série e que ainda não foram explicados. Resta esperar para ver onde esse reboot irá nos levar.

Digimon Adventure tem novo episódio todo sábado, na Crunchyroll.