Após os digiescolhidos terem se separado para entenderem o que está acontecendo com seus digivices e qual é o segredo dos brasões. Em A Rebelião das Águas Termais Geko, Joe, Hikari e Takeru chegam nas fontes termais para recuperarem as energias de Patamon e Tailmon, exaustos após a batalha contra Millenniumon. Lá eles encontram tudo congelado e são abordados por um Kabukimon, que diz que pode ajudá-los.

Digimon Adventure EP 52 | Crítica

Tonosamagekomon e a esposa quentinha

Ao chegarem no local das fontes termais, Joe, Takeru e Hikari encontram tudo congelado, sem nem sinal dos Nanimon e Blossomon que antes habitavam aquele lugar. De repente o grupo é abordado por um Kabukimon escoltado por vários Gekomon. Ele diz que o chefe do lugar é dono da única fonte termal e que pode levá-los até lá. Relutante, o grupo aceita o convite.

Chegando no palácio, eles conhecem Tonosamagekomon, um digimon sapo gigante. Após lamber todos do grupo, o digimon captura Gomamon e anuncia seu plano: ele procura por uma esposa quentinha e Gomamon, chamado por ele de Ogoma, é a candidata perfeita. Kabukimon também revela que nunca foi a intenção deles dividir a fonte termal, e, assim, os digiescolhidos são jogados para fora do palácio, sendo obrigados a deixar Gomamon para trás.

Do lado de fora, Joe acaba esbarrando nos Nanimon e Blossomon que ele conheceu quando passou por ali algum tempo atrás. Ele decide que não pode deixar seu companheiro e os digimon dali assim e corre de volta para o palácio, mas é impedido pelos Gekomon guardando o portão, sendo jogado para longe de novo. Antes que ele atingisse o chão, Junkmon e Agumon aparecem e salvam o digiescolhido da confiança – logo atrás deles está Taichi, que acaba de chegar no local.

Tonosamagekomon com sua “noiva” Ogoma.

O plano de retomada das fontes termais

Após uma conversa para explicar tudo para Taichi, o grupo pensa no que fazer a seguir. Joe se preocupa que atacar o lugar com força total possa acabar machucando seu amigo, e então Tailmon dá a ideia de atrair os digimon para fora do palácio. Inspirado pela ideia, Joe cria um plano.

Lá dentro do castelo, Kabukimon corre todo atrapalhado para avisar a seu mestre que eles tem um problema: uma nova fonte termal foi inaugurada, e imediatamente Tonosamagekomon mobiliza seu exército para tomar o local para si. Um fato interessante que Gomamon aprende é que o digimon sapo não consegue ficar fora das águas quentes pois não aguenta o frio, e por isso uma banheira móvel precisa ser montada para ele.

Do lado de fora, Gomamon imediatamente percebe qual é o plano de Joe e incita Tonosamagekomon a correr em direção a fonte termal, o que dá tempo do grupo dos digiescolhidos montarem sua armadilha: no meio do caminho, Gomamon é resgatado e os Nanimon com a ajuda de Blossomon cercam o digimon sapo.

Kabukimon e os Gekomon correm para ajudar seu mestre, mas Taichi e Greymon entram em seu caminho, deixando Tonosamagekomon para Joe e Gomamon. Agora evoluído em Ikkakumon, ele conta para seu companheiro o ponto fraco do inimigo, então com a ajuda dos outros digimon, eles jogam neve na água quente até fazê-la esfriar: na realidade, aquilo não era uma fonte termal, e sim uma poça de água esquentada por Agumon. Com a água fria, Tonosamagekomon é obrigado a sair, sendo afetado pelo frio e ficando vulnerável para um ataque do agora Zudomon e MetalGreymon.

Após conseguir fazer com que as fonte termais voltassem a circular normalmente pela região, todos decidem relaxar um pouco. Joe até mesmo oferece um lugar para Tonosamagekomon, Kabukimon e os Gekomon, dizendo que a água termal é para todos. O episódio termina com um uma imagem do digivice de Joe brilhando misteriosamente.

Não sei vocês, mas eu acho que o Tonosamagekomon tem um crush bem forte no Ikkakumon…

Veredito

Vamos, como de costume, enxergar o episódio dessa semana por dois pontos de vista: o primeiro ignora completamente a altura que o anime está, faltando 13 episódios para seu fim. Pensando assim, podemos dizer que foi um ótimo episódio – excelentes piadas, boas informações de construção de mundo (coisa que o reboot tem feito muito bem, apesar de não explicar direito), e um bom desenvolvimento pessoal por parte de Joe, completando seu arco das fontes termais que começou no distante episódio 28. Até tivemos uma espécie de cliffhanger com a cena final do digivice do digiescolhido da confiança. Talvez tenha sido um dos melhores episódios de desenvolvimento de personagem,

Já o segundo ponto considera justamente o ponto que estamos no anime: não é para ser aceitável que, faltando 13 episódios para terminar a história, ainda tenhamos capítulos semi ou completamente fillers. A quantidade de episódios que não levaram a lugar nenhum durante esse reboot é absurda, e provavelmente é o motivo pelo qual o enredo tem seguido de forma tão inconstante e sem estruturas claras. A única explicação para haverem fillers nessa altura do campeonato seria se fosse acontecer uma segunda temporada, o que é pouquíssimo provável, se não impossível.

O próximo episódio voltará a focar em Taichi e terá a volta de um velho conhecido do digiescolhido da coragem. Mas, por enquanto, não há sinais de uma progressão clara no enredo e isso é bastante preocupante.

Digimon Adventure tem novo episódio todo sábado, na Crunchyroll. Como bônus, fiquem com essa pérola que o capítulo nos proporcionou:

Simplesmente maravilhoso.