Após ajudar Joe, Takeru e Hikari em sua batalha contra Tonosamagekomon, Taichi e Agumon seguem seu rumo com o digivice como guia. Em O Demônio de Guerra Andarilho: Rebellimon, a dupla encontram um digimon indefeso e partem para salvá-lo, apenas para darem de cara com um digimon suspeitamente familiar.

Digimon Adventure EP 53 | Crítica

Rebellimon, o digimon obcecado por batalhas

O episódio já se inicia com Taichi e Greymon sendo atacadas por vários inimigos enquanto tentam defender um digimon ferido. Greymon é pressionado, e quando a maré não estava indo a seu favor, de repente surge ao longe uma figura encapuzada. Os inimigos atacam a figura, que se revela um Rebellimon, digimon da forma perfeita que, sem muitas dificuldades, aniquila o bando.

Taichi e MetalGreymon pensam que foram salvos, mas Rebellimon os ataca sem qualquer motivo aparente. Quando Taichi pede para que ele pare, o digimon andarilho diz que não precisa ter um motivo para lutar contra alguém forte. Quando seu ataque se choca com MetalGreymon, ele sente uma sensação familiar, como se já tivesse lutado contra a dupla antes. Um pouco abalado pela sensação repentina, Rebellimon foge.

Seguros em uma caverna, o digimon ferido conta sua história: ele é Cutemon, e um dia, quando ele foi capturado por um grupo de digimon malvados, Rebellimon apareceu e o salvou, mesmo que sem querer. Desde então, Cutemon tenta se aproximar do digimon andarilho, mas sem sucesso. Tudo que Rebellimon aparentemente deseja é lutar, e ele não para nem mesmo quando é derrotado: uma vez, ele batalhou contra um Boltmon, digimon na forma final, e foi completamente superado.

Rebellimon.

Rebellimon e Cutemon

Do lado de fora, os inimigos começam a atacar mais uma vez. Rebellimon observa de longe a sintonia entre Taichi e Greymon a medida que eles lutam contra seus atacantes. Cutemon também fica impressionado com a harmonia entre os dois, quando eles finalmente derrotam os inimigos.

Porém, ao longe, um último inimigo surge: Boltmon está de volta, e desta vez Rebellimon vai atrás de sua vingança pedindo para que ninguém se meta. A luta, porém, é desigual, e o digimon andarilho acaba no chão. É aí que Cutemon entra em ação e faz de tudo para salvar aquele que ele considera um amigo. Rebellimon observa a cena e lhe vem à cabeça uma fala de Taichi, que disse a ele que lutar por alguém que lhe é importante é o que te torna forte.

Assim, Rebellimon levanta para salvar Cutemon antes dele ser destruído. Ambos parecem não entender o que aconteceu, mas decidem seguir em frente – Cutemon cura as feridas do amigo e partem para o ataque. Usando o machado de Boltmon contra ele próprio, Rebellimon é capaz de fazer o inimigo baixar a guarda, o derrotando.

Com tudo resolvido, Taichi e Agumon continuarão sua jornada seguindo o mapa do digivice. Quando perguntado para onde iriam, Rebellimon só responde que para frente, o que faz com que a dupla da coragem tenham a sensação de que conhecem aquele digimon, mas acabam preferindo deixar pra lá.

Rebellimon atacando Boltmon.

Veredito

Diferenciando um pouco a narrativa dos outros episódio, o capítulo 54 definitivamente foi um dos melhores até aqui. Para quem não entendeu, Rebellimon é na verdade a evolução de Ogremon, lacaio de Devimon no primeiro arco do anime e que teve sua última aparição no longínquo episódio 9, onde tínhamos presumido que ele morreu lutando contra o MetalTyrannomon.

Dois pontos interessantes se destacam: o primeiro é a estrutura da narrativa, que adotou uma linha com bem menos diálogos e mais gutural. Essa escolha faz completo sentido quando consideramos que o protagonista do episódio não é muito de falar.

Já o segundo ponto está na qualidade da animação, onde tivemos, pela primeira vez em muito tempo (talvez no anime inteiro) um episódio de alta qualidade do começo ao fim, sem oscilações. Uma curiosidade legal é que a animadora brasileira Yuuki participou do processo de animação do episódio através do estúdio Tonari Animation, chegando até a comentar o fato em seu perfil no Twitter. As coreografias das batalhas, em especial da última contra Boltmon, foram magníficas e se encaixaram muito bem na temática mais visceral do episódio. Realmente, um dos pontos mais altos do anime até o momento.

Por fim, falando do próximo episódio, teremos a chegada de mais uma forma final dos digiescolhidos: Mimi e Palmon retornarão a um local familiar para elas e encontraram uma situação que resultará no surgimento de Rosemon, entrando para o grupo de digiescolhidos com todas as suas digievoluções em dia. O episódio tem tudo para ser bem interessante.

Digimon Adventure tem episódio novo todo sábado, na Crunchyroll.