Baseado no mangá de mesmo nome escrito por Naoshi Arakawa (autora de Your Lie in April), Farewell, My Dear Cramer é um anime sobre o futebol feminino japonês produzido pelo Liden Films. Ele acompanha a jornada de algumas garotas no clube de futebol da escola Warabi Seinan.

O anime tem Seiki Takuno na direção e conta com Aika Kobayashi cantando o tema de abertura (Ambitious Goal) e Mikako Komatsu cantando o tema de encerramento (Kuyashii koto wa Kettobase). A transmissão no Brasil está a cargo da Crunchyroll.

Vale ressaltar que o mangá é continuação direta de Sayonara, Football, outra história de Arakawa que acompanha a personagem principal em um time de futebol misto no ensino fundamental – esse mangá será adaptado em um longa animado também produzido pelo Liden Films e tem previsão de estreia em junho de 2021.

O primeiro episódio da adaptação, intitulado Todo Mundo, nos apresenta as personagens Nozomi Onda, Midori Soshizaki e Sumire Suo, estudantes que jogaram em escolas diferentes ao longo do ensino fundamental e que agora precisam decidir para qual escola serão transferidas para encarar o ensino médio e continuar suas carreiras no futebol.

O que caminho que devemos seguir

O episódio inicia com o depoimento de uma jogadora da seleção japonesa de futebol, Nomi, que revela como o futebol feminino está despencando em questão de investimento, qualidade de jogo e audiência nas partidas. Enquanto isso, vemos uma garota batendo bola sozinha na neve, quando um homem vai até ela e faz com que ela prometa que irá atrás de um time feminino para poder jogar.

O tempo passa e agora estamos na primavera. Vemos que essa menina é Nozomi Onda e ela está indo para o seu primeiro dia no ensino médio em sua nova escola. Alguns amigos do ensino fundamental estão com ela e a garota tem grandes expectativas no time de futebol feminino da escola. Ao fim do primeiro dia, Onda pode ver os membros do time treinarem e nutre suas esperanças de encontrar alguém incrível naquele lugar.

Voltamos um ano no tempo e vemos uma partida entre dois times. Sumire Suo, por mais que tenha usada toda sua capacidade para vencer o jogo sozinha, acaba sendo parada por Midori Soshizaki e vê seu time perder. Com isso, a carreira de ambas no ensino fundamental acaba e está na hora de escolher para onde irão no ensino médio.

Suo e Soshizaki foram rivais durante muito tempo mas, depois de assistir uma partida da escola Urawa Hosei em um amistoso contra a Warabi Seinan. O time da Warabi perde de lavada e as jogadores da Urawa Hosei abordam Suo e Soshizaki para afirmar que, se elas querem ser as melhores, deveriam se transferir para Urawa. Soshizaki aponta que uma das jogadoras da Warabi Seinan se parece muito com Suo, sempre solitária, e decide que ambas jogarão no mesmo time a partir de agora.

Suo e Soshizaki enquanto assistem a partida da Urawa Hosei.

Um novo começo

Voltando ao presente, Suo e Soshizaki agora estão no primeiro treino em sua nova escola. Por ter se enxergado em uma das jogadoras da escola (a agora capitã do time, Eriko Tase), Suo decidiu entrar para a Warabi Seinan. Soshizaki fica brava com ela por ter escolhido um time tão fraco por um motivo tão besta.

Depois das representantes do segundo ano se apresentarem, as jogadoras se preparam para uma partida-treino entre elas mesmas – as calouras contra as segundanistas. Claro que as veteranas abrem uma grande vantagem, mas Suo e Soshizaki impressionam pela habilidade e entrosamento.

Em uma jogada onde acaba se vendo sozinha contra a zaga adversária, Suo pensa por um momento que tudo continua igual e ela ainda está solitária, quando de repente alguém aparece ao seu lado para dar seguimento a jogada – se trata de Nozomi Onda, que demonstra grande habilidade e arma a jogada para o primeiro gol das novatas.

Nozomi se apresenta e tem uma boa conexão com Suo, o que deixa Soshizaki impressionada. A última cena do episódio revela que Naoko Nomi, ex-jogadora e estrela da seleção japonesa de futebol, será a nova técnica do time da Warabi Seinan.

Sumire Suo e Nozomi Onda.

Veredito

Farewell, My Dear Cramer começou com o pé direito (ou esquerdo se você for canhoto): uma boa apresentação de personagens, que nos deixam curiosos para ver como serão seus desenvolvimentos; uma animação sólida, que lembra muito Your Lie in April, outra obra famosa de Arakawa; e uma premissa que, apesar de batida, é sempre bem vinda.

Falando em premissas, é sempre bom ver um anime sobre futebol que não é baseado em poderes para variar, apesar deles também serem ótimos (Super Onze, eu estou olhando para você). As jogadas são fluídas e quase não se diferenciam dos movimentos feitos por jogadores e jogadoras na vida real.

A única coisa que realmente faltou foi um contexto maior para a primeira cena de Nozomi – coisa que será feita no filme que adaptará Sayonara, Football, então não é um problema realmente importante. A expectativa para o anime está moderada, mas esperançosa.

Farewell, My Dear Cramer tem episódio novo todo domingo, na Crunchyroll.