O time da escola Warabi tem uma nova técnica: Naoki Nomi, ex-jogadora da seleção japonesa e a estrela de sua geração chega para mudar o rumo da vida de suas jogadoras. Em Impacto, a técnica marca um jogo-treino contra o time mais forte do Japão atualmente.

Farewell, My Dear Cramer EP 01 – Review

A nova técnica

Naoki Nomi é recebida na escola Warabi por seu diretor e pensa como se sente ao retornar para o local onde ela estudou na adolescência. Seu objetivo de reerguer o futebol feminino é o que a levou até ali, porém, não vai ser nada fácil: em seu primeiro treinamento, ela já percebe como as jogadoras são verdadeiras novatas e vão precisar de muita ajuda para se tornarem melhores. Nomi também não terá apoio do treinador Fukatsu, que parece completamente desinteressado em futebol e presta mais atenção em sua revista de corrida de cavalos.

Após ter sido chamada de tia por Nozomi, a técnica se apresenta para o resto de time e inicia o treinamento na base do ódio – Nomi era conhecida como namahage durante sua carreira (um ritual tradicional japonês conduzido por homens com máscaras assustadoras). Cada erro de uma jogadora (geralmente de Nozomi) resulta em grandes números de flexões como punição para o time todo.

Após o treino, algumas jogadoras vão até um restaurante de okonomiyaki da família de Nomi para relaxar um pouco e recuperar as forças. Nomi está particularmente interessada em Suo e Soshizaki, que já tem fama de serem boas jogadoras. Depois de comerem bastante, as garotas voltam pra casa ansiosas para um jogo-treino que a técnica marcou para o sábado.

Naoki Nomi, a namahage da seleção japonesa.

Vs. Instituto Kunogi – Primeiro Tempo

O aguardado jogo-treino é contra o time do Instituto Kunogi, campeãs do título nacional na primavera e no verão e atualmente conhecidas como a melhor equipe de futebol feminino do Japão. Elas são treinadas por Kenroku Washizu, ex-treinador de Nomi e da seleção japonesa, e foi ele que aceitou o pedido da técnica da Warabi – também foi pedido para que apenas jogadoras do primeiro e do segundo ano participassem. Antes da partida começar, Washizu ordena que suas jogadoras vençam por 10 a 0, se não nenhuma poderia participar de jogos oficiais da temporada.

Soshizaki encontra com algumas conhecidas da seleção sub-17 do Japão. A partida também está sendo observada por alguns amigos de Nozomi e duas jogadoras da da escola Urawa Hosei.

A partida começa e a força do Instituto Kunogi já se mostra algo de outra dimensão – apesar de um primeiro ataque bem sucedido com Suo arrancando em velocidade pelo lado da Warabi, o time adversário já encaixa uma marcação forte e começa a abrir o placar. Fukatsu finalmente decide falar algo, mas apenas para provocar Nomi dizendo que o time adversário irá destruí-las. O destaque fica para a jogadora Ito, considerada por Washizu uma verdadeira gênia.

Lideradas por Ito, Kunogi abre uma vantagem de 7 a 0 ao fim do primeiro tempo. Apesar das outras jogadoras parecerem mais conformadas, Nozomi está radiante em poder ver tantas jogadoras excelentes em um só lugar. O objetivo de Nomi com essa partida também está sendo alcançado: após verem o quanto falta para chegarem ao topo, ela espera que suas jogadoras desenvolvam a vontade de crescer e vencer todos. Fukatsu contesta isso perguntando qual é o futuro do futebol feminino, que atualmente está perdendo patrocinadores e audiência – afinal, qual é o futuro do futebol feminino?

Equipe do Instituto Kunogi.

Veredito

Apesar de ser um anime de esporte, conhecidos por serem dinâmicos e velozes, Farewell My Dear Cramer está passando em um ritmo mais calmo, tomando cuidado na hora de desenvolver seus enredos e personagens. O lado interessante é a apresentação rápida feita do melhor time do Japão, que já nos mostra onde as protagonistas precisam chegar.

Por outro lado, a personagem Nozomi, que aparente ser a protagonista maior da história, permanece um mistério completo: sem nenhuma espécie de flashback ou menção aos acontecimentos de Sayonara, Football, fica difícil saber quem ela é ou o que ela quer. Novamente, isso não é um problema real, mas apenas um incômodo temporário.

A animação é simples mas entrega bem o trabalho, mantendo muita similaridade com os traços de Your Lie in April (o que é esperado, afinal, se trata da mesma autora). O destaque fica para as animações nas partidas, que são bastante fluídas e se assemelham a movimentos feitos por atletas da vida real.

Farewell, My Dear Cramer tem novo episódio todo domingo, na Crunchyroll.