No final do jogo-treino contra o Instituto Kunogi, Nozomi conseguiu o improvável e, se livrando de 3 jogadoras, marcou o único gol do time da Escola Warabi. Em Vanguarda, veremos as consequências dessa partida e como o time irá buscar melhorar suas habilidades.

Farewell, My Dear Cramer EP 03 – Review

Vs. Instituto Kunogi – Final

No caminho para a escola após a partida contra o Instituto Kunogi, Nozomi, Suo e Soshizaki encontram três dos amigos de Nozomi, que caçoam delas por não terem conseguido marcar um gol no jogo anterior. Acontece que, mesmo com a excelente jogada da número 8 do time, Shiratori (a número 9) cometeu falta na goleira, anulando o gol. Com isso, a partida terminou 21 a 0 para o time da casa.

Apesar do resultado, todos ficaram de bocas abertas com o desempenho de Nozomi no campo, exceto ela mesma. Soshizaki e Suo são provocadas por uma jogadora do time adversário, mas ignoram, prometendo que irão se vingar no nacional. Soshizaki sabe que esse time tem potencial para chegar longe.

Enquanto isso, a técnica Nomi conversa com o treinador do Instituto Kunogi e revela seu medo de não ser o suficiente para lapidar essas jogadoras. Ele, em sua experiência, explica que não é fácil ter esse papel mas essas são jogadoras especiais que realmente gostam de futebol, então tudo dará certo.

Voltando ao presente, Nozomi teve uma nota péssima em sua prova mais recente (inclusive tendo episódios dignos de premonição com sua nota), mas sua cabeça não está nisso – ela reúne Suo e Soshizaki para pedirem para a técnica e para o treinador deixarem que o time feminino treine com o time masculino da Warabi, conhecido por ser uma equipe de destaque da província. Claro que essa ideia não é aceita, então elas partem para outro ponto de vista.

Escola Warabi após o jogo-treino contra o Instituto Kunogi

Como podemos melhorar?

O trio de destaque da Warabi decide sair pela escola para convocar possíveis novas jogadoras para fortalecer o elenco, fazendo cartazes e anunciando pelos corredores. Vendo o esforço das amigas, Echizen (amiga de longa data de Nozomi) decide trabalhar na nutrição das jogadoras do time.

Segunda ela, a resistência do time foi muito inferior a do Instituto Kunogi, que continuava correndo e procurando opções até o fim da partida, então o time precisa melhoras nisso – é a Operação Master Chef Warabi. As jogadoras e a técnica Nomi entram na cozinha e começam a prepara comidas nutritivas para construírem o hábito de comer bem.

Enquanto cozinham, vemos que Nozomi é boa com os alimentos, pois tem experiência cozinhando para os irmãos em casa. Já Suo coloca uma espécie de caldo fortificante no curry que estava sendo feito, deixando-o com uma cor roxa. Aparentemente, nem ela e nem a técnica, que quase colocou fogo na cozinha, levam jeito para isso.

Nozomi decide levar a comida feita diretamente para o treinador do time masculino da Warabi para negociarem um treinamento misto. Enquanto isso, as segundanistas do time treinam, quando a técnica Nomi aparece com novos uniformes para a equipe – horríveis, por sinal. Já na negociação com o treinador do time masculino, sua exigência para deixar o treino misto acontecer é que o time feminino desista do lugar que elas treinam atualmente. Qual será a decisão que elas tomarão?

Técnica Nomi com o novo uniforme horrível que ela mesma confeccionou.

Veredito

O que se destaca logo de cara é que a animação tem realmente problemas estruturais: novamente, apesar da fluidez e da simplicidade nas partidas, fora delas os detalhes são mal-acabados. Talvez não seja algo que atrapalhe olhando de uma forma geral, mas é difícil de não perceber. Também não é como se o anime fosse feio – o melhor jeito de explicar é realmente com o termo “mal-acabado”. É algo que precisa ser melhorado logo.

Já na parte do enredo, vemos uma estrutura sendo formada aqui: um time com boas jogadoras que perde de forma humilhante para o melhor time do país começa seu caminho para dar a volta por cima. Apesar de relativamente simples e nada inovador, é sim um enredo que pode dar bons frutos, dependendo de como as coisas se desenrolarão.

O trio formado por Nozomi, Suo e Soshizaki mostra uma boa sinergia, que geram situações cômicas típicas de um anime com traços de vida escolar, mas também mostra potencial para acontecimentos mais fortes emocionalmente. Resta esperarmos para ver.

Farewell, My Dear Cramer tem novo episódio todo domingo, na Crunchyroll.