A derrota para o Instituto Kunogi colocou em movimento as meninas do time da Warabi. Para aumentarem seus níveis, elas pediram para o treinador do time masculino deixá-las treinarem com os meninos, mas para isso, elas teriam que abrir mão de seu campo de treinamento. Em Lamúrias de Amor, Soshizaki tem uma ideia para conseguir dinheiro e novos uniformes, enquanto Tase e as outras veteranas tentam encontrar uma forma de convencer o treinador do time masculino a ajudá-las.

Farewell, My Dear Cramer EP 04 | Crítica

Fanática por futebol

Ao descobrir o que o treinador do time masculino quer fazer, Nomi e suas jogadoras vão até a sala do diretor da Warabi para protestar. De acordo com ele, o time tem mais integrantes esse ano e precisam de um campo adicional, o que só deixa Nomi e as garotas mais furiosas ainda. Ao tentar barganhar por um treinamento misto, Nozomi recebe a resposta de que as meninas não dariam um bom treinamento para os garotos.

Mais tarde no mesmo dia, Nozomi reúne todas as integrantes do time para discutirem o que farão em seguida. Para a número 8, existe um problema maior do que o campo de treinamento: o uniforme horroroso que a técnica Nomi fez. Já que o orçamento do clube já foi estourado, Soshizaki surge com uma ideia de conseguir dinheiro com as próprias pernas, como jogadoras de futebol.

Enquanto isso, a capitã Tase tenta convencer o treinador do time masculina a ajudá-las com o treinamento misto. Ela recebe a mesma resposta negativa que Nozomi: o time masculino não melhorará com treinos contra o time feminino pois iriam se segurar, mesmo que involuntariamente.

Mais tarde no mesmo dia, Tase e as veteranas do clube estão andando de uma forma muito suspeita pela cidade. A capitã divaga sobre o quanto gosta de futebol: ela tem vários artigos sobre jogadores como Gareth Bale, Lionel Messi e Virgil van Dijk, mas sua grande inspiração é a própria técnica da equipe, Naoko Nomi. Mesmo recebendo tantas negativas, como fanática por futebol, ela não irá desistir de tentar – dessa vez, a ideia é conseguir alguma informação para chantagear o treinador do time masculino, com a chamada Operação de Treinamento Intensivo.

A capitã Tase e as veteranas do clube enquanto stalkeiam o treinador do time masculino.

Torneio de futebol society

Enquanto Tase e as outras tentam uma abordagem mais escusa, Soshizaki coloca em prática seu plano para conseguir dinheiro para os uniformes: participarem de um torneio de futebol society patrocinado por uma loja de artigos esportivos.

A ideia é que as garotas formem um time com a própria Soshizaki, Nozomi, Suo, Echizen, Shiratori e algumas outras veteranas. Enquanto o grupo de Nozomi e as outras já estão no local para se inscreverem no torneio, Shiratori ficou responsável por levar as veteranas de trem – porém, como esperado, ela embarcou no trem errado, fazendo com seja impossível as garotas entrarem no torneio, já que as regras exigem no mínimo cinco jogadoras.

Soshizaki entra em desespero e acusa Nozomi de fazê-la procurar um torneio em Tóquio, tão longe de casa. Echizen explica que Nozomi foi banida de todos os torneios da região de Saitama depois que ela deu um chute de kung-fu em uma pessoa, por isso tiveram que ir para Tóquio.

Sem querer, Suo acaba vendo duas jogadoras do Instituto Kunogi observando com muita atenção um menino jogando em uma partida do torneio. Uma das garotas, Tsukuda, está olhando atentamente o garoto enquanto declara seu amor de forma vergonhosa. A outra garota é a número 10, Haruna Ito, que está claramente entediada de estar ali.

Vendo uma oportunidade de ouro, Soshizaki e as meninas pedem para as duas entrarem em seu time para o torneio. Quando Tsukuda tenta chantagear Suo, ela mostra que gravou sua declaração vergonhosa, o que a faz concordar em participar Ito concorda prontamente em ajudar. O torneio de futebol society vai começar!

Soshizaki, Nozomi e Echizen abismadas com a frieza de Suo em chantagear Tsukuda.

Veredito

O episódio cinco foi marcado por dois pontos opostos: de um lado, o anime apresentou de uma forma interessante que não vai trabalhar apenas os enredos das protagonistas – poder ver um pouco da história de Tase, uma personagem que até agora tem estado em segundo plano, foi uma boa mudança de ares.

Já por outro lado, a animação continua muito fraca – apesar de ainda não ser um problema que impeça o divertimento com a história, se trata de algo que diminui a qualidade do anime como um todo e poderia ser melhor trabalhado, principalmente nas situações foras das partidas de futebol, onde a baixa qualidade fica mais clara.

O enredo vem se direcionando de uma forma interessante, buscando construir uma história sólida para as personagens como um time enquanto ao mesmo tempo tenta apresentar outras personagens e times que atuarão como antagonistas em um futuro próximo. Por enquanto, não há nada para reclamar neste sentido, e esperamos que continue assim.

Farewell, My Dear Cramer tem novo episódio todo domingo, na Crunchyroll.