Os novos uniformes chegaram e a temporada competitiva começou quente para o time da Warabi. Em Time Avançando a Passos Largos, a estreia do novo uniforme não deu muita sorte na primeira partida oficial do time, terminando com derrota por conta de erros de Nozomi.
Farewell, My Dear Cramer EP 06 | Crítica
Reunião de análise crítica
O episódio começa com as principais jogadoras da Warabi na loja de okonomiyaki da família da técnica Nomi – uma reunião de análise crítica sobre a última partida foi convocada por ela. Nozomi é alvo da ira da técnica, que, apesar disso, dorme no meio da reunião: aparentemente ela não tinha dormido muito bem na noite anterior.
Voltamos um pouco no tempo e descobrimos que a eliminatória da província de Saitama do Torneio Nacional de Verão já começou. Os novos uniformes chegam 2 dias antes da primeira partida, o que deixa todas muito empolgadas, especialmente Nozomi. Faltando 1 dia para a partida, ela está extremamente empolgada no treinamento e mesmo depois dele, já em casa, essa empolgação não passa: na hora de dormir, ela não consegue pregar os olhos pela animação e está sempre olhando o uniforme.
Como resultado, Nozomi chega completamente destruída no dia do jogo. O time adversário, Asaka, foi terceiro lugar no torneio do ano passado, mas mesmo assim o time da Warabi mantém um bom ritmo lideradas por Sochizaki no meio campo e Suo no ataque. Porém, Nozomi não consegue acompanhar por conta do sono.
Com a ameaça de ser substituída pela técnica, Nozomi tenta mostrar que está desperta e atenta no jogo, mas se precipita e acaba marcando um gol contra que resulta na derrota do time na primeira partida.
Treinamento para a segunda partida
Como resultado de suas atitudes, Nozomi é tirada do time titular para a segunda partida – as próximas adversárias, o Colégio Misato, são conhecidas pelo poder físico então Nomi monta um plano de treinamento envolvendo cinco membros do time masculino da Warabi.
Com um pouco de insistência (e chantagem) por parte do treinador Fukatsu, cinco membros do time masculino passam a frequentar o treino do time feminino, agindo como a defesa do time adversário. Segundo Nomi, esse treinamento irá ajudar o time a atacar com mais consistência um time fisicamente mais forte.
Fukatsu nota que Nomi só está focando no ataque e não pensou em nenhum treinamento para a defesa – quando era jogadora, ela era conhecida (e criticada) por ser uma atacante que não sabia defender. Quando ela pede ajuda para Fukatsu, ele se fecha e se afasta dizendo que aquilo é um saco e por isso ele não faz nada no time.
Apesar de triste, Nozomi também está animada para a próxima partida, prometendo se comportar melhor e dormir direito antes do jogo. Sua vontade de jogar novamente contra o Instituto Kunogi e se vingar dos 21 a 0 dá motivação para seguir em frente e se esforçar mais, mesmo estando na reserva, o que também contagia as outras jogadoras do time.
Veredito
Em um episódio mais contemplativo do que ativo, um ponto se destaca: a decisão de contar uma partida sem de fato mostrá-la em tela é bem contestável, já que tira completamente a importância do jogo. Em nenhum momento pareceu se tratar do primeiro jogo oficial do time, ainda por cima em uma eliminatória importante para todas que estão ali.
É possível que essa decisão tenha sido tomada pelos problemas de animação fortes que a produção vem sofrendo, já que colocar as personagens conversando sobre uma partida dá mais espaço para animar melhor as partes principais mostradas da partida – o que de fato funcionou, já que, apesar de ainda bem ruim, dá para dizer que a parte de animação foi menos pior no episódio da semana. Vale ressaltar que não tenho conhecimento sobre o mangá, então essa análise é puramente em relação ao que foi visto no episódio.
No mais, o próximo episódio parece interessante, pois terá um foco no treinador Fukatsu, personagem que até agora apenas esteve lá, com sua vibe de Shikamaru Nara, mas sem de fato fazer muita coisa.
Farewell, My Dear Cramer tem novo episódio todo domingo, na Crunchyroll.