Classificadas para a segunda fase das eliminatórias de Saitama, o time da Warabi agora terá que enfrentar a equipe mais forte da região. Em O Exército Vermelho, conhecemos mais do time da Urawa Hosei, enquanto Nozomi e suas companheiras se preparam para derrubar um gigante.

Farewell, My Dear Cramer EP 08 | Crítica

Urawa Hosei

Logo no início do episódio já somos apresentados a duas jogadoras da Urawa Hosei: Chika Kirishima e Alice Adatara, ambas do segundo ano. Elas estão indo em direção a uma reunião do time sobre seu próximo jogo, que será contra a Warabi. Outra personagem apresentada é Yu Tenma, também segundanista.

Urawa Hosei venceu a eliminatória de Saitama na categoria feminina pelos últimos 8 anos, e pretendem continuar assim. Na reunião, Nanami Saizen, capitã e estudante do terceiro ano, comanda tudo. Ela pede para que uma das olheiras do time, Kei Hanabusa, destaque os pontos fortes da Warabi: de acordo com ela, o time adversário é muito forte em contra-ataques rápidos focados em Suo.

Quando Hanabusa menciona Soshizaki, Chika fica com muita raiva – é quando descobrimos que as duas costumavam jogar juntas no fundamental, e Chika contava com a amiga para elas derrotarem o Instituto Kunogi, mas Soshizaki acabou decidindo ir para outra escola. No fim da reunião, Hanabusa também menciona uma jogadora misteriosa que se parece com uma estátua Jizo, mas não fala quem é.

Tenma em seu caminho para a reunião da Urawa Hosei.

Preparação para o confronto

Agora de volta a Warabi Seinan, as meninas estão treinando para seu grande jogo. Soshizaki, como sempre, está brigando com Nozomi, Suo e Shiratori sobre seus posicionamentos. De acordo com Soshizaki, as três são metidas demais para quem não consegue jogar direito – mesmo assim, ela se sente confiante na vitória do time, e está disposta a provar para Chika que fez a escolha certa.

No dia do jogo, ambos os times chegam ao estádio. Chika e Soshizaki se encaram brevemente, mas continuam cada uma para seu respectivo vestiário. Vendo um time tão poderoso em sua frente, a capitã Tase se sente insegura e se pergunta por que elas tem que enfrentar o melhor time logo de cara.

Já dentro do estádio, a técnica Nomi cumprimenta o técnico adversário, Masaharu Gotoda, que age feito um esquisito e tenta dar em cima de técnica da Warabi, mas é impedido por Tenma. Ela aproveita para tentar falar com Nomi, a quem ela sempre admirou, mas também é interrompida por suas colegas de time, que querem a mesma oportunidade de falar com alguém tão importante para o futebol do Japão.

No trajeto para o campo, Nozomi tem alguns flashbacks: aquele estádio é o mesmo no qual ela jogou pela primeira vez no ensino fundamental, onde prendeu seu irmão, Junpei Onda, e roubou seu uniforme, assumindo seu lugar para poder jogar com os meninos. Suo e Soshizaki até mencionam terem encontrado um tarado naquele mesmo jogo.

As jogadoras do Warabi se intimidam com a torcida a favor da Urawa, afetando especialmente Tase. Ao se cumprimetarem, Chika finalmente revela quem é a estátua Jizo: é Nozomi, porque ela não se mexe mais do que cinco metros de onde está e logo quando recebe um passe, ela perde a bola, tal qual uma estátua Jizo tem suas oferendas levadas por corvos.

Tudo está pronto e o primeiro tempo do jogo mais importante da Warabi Seinen até agora irá começar.

Chika se preparando para o início do jogo.

Veredito

Em mais um episódio parado e focado no desenvolvimento antes das partidas, dessa vez pudemos ver o lado das adversárias, o que definitivamente foi uma mudança de ares interessantes. Apesar de serem as mais fortes da região, as jogadoras da Urawa Hosei não agem de forma robótica e arrogantes, como se tudo já estivesse ganho – pelo contrário, seu preparo para todos os jogos as tornam um contraponto interessante a Warabi Seinan.

A relação entre Chika e Soshizaki tem potencial para ser muito bem explorada durante a partida, o que aumenta a expectativa para o próximo episódio. Também foi interessante ver os flashbacks citando Sayonara, Football e a jornada de Nozomi para entrar no time de futebol masculino, o que dá uma profundidade maior para a personagem.

Porém, mais uma vez a parte da animação foi um verdadeiro fiasco, sempre dando a impressão de estarmos assistindo uma apresentação de slides ao invés de personagens se movimentando. O lado bom é que, de novo, houve pouca movimentação brusca durante o episódio – o problema será o próximo, que falará sobre a partida em si.

O enredo promete bons desenvolvimentos durante o jogo, principalmente nos núcleos de Soshizaki e Chika, e de Tase e as segundanistas da Warabi Seinan.

Farewell, My Dear Cramer tem novo episódio todo domingo, na Crunchyroll.