Após um primeiro tempo acirrado contra a Urawa Hosei, a melhor equipe de Saitama, o time da Warabi Seinan se prepara para iniciar o segundo tempo. Em Quem Corre ao Nosso Lado, Onda Nozomi finalmente abre suas asas e demonstra toda sua habilidade, tudo para poder enfrentar mais uma vez o Instituto Kunogi.

Farewell, My Dear Cramer EP 10 | Crítica

Vs. Urawa Hosei – segundo tempo

Com o placar empatado em 0 a 0 o segundo tempo do jogo se inicia, e Nozomi logo de cara já começa a colocar a dica de Fukatsu em prática: acabar com a número 26, Chika. Ele explica para o banco de reservas que a peça fundamental da estratégia da Urawa é a volante e, para neutralizá-la, é necessário impedir que ela se movimente pelo campo inteiro. Para isso, Nozomi assume a responsabilidade de fazer com que Chika marque apenas ela, sem poder cobrir os outros espaços do campo.

Ninguém da Urawa Hosei esperava que Nozomi fosse conseguir fazer algo, afinal de contas, ela é uma estátua Jizo. Porém, a número 8 da Warabi Seinan parte para cima de Chika e consegue se livrar da marcação dela. Surpresas, a defesa do time adversário corre para tentar impedir o avanço de Nozomi, mas ela também se livra delas e chuta para o gol, acertando a trave.

Todos ficam impressionados com a capacidade de condução de bola que ela demonstra, conseguindo se movimentar sem problemas em um campo cheio de poças d’água: para isso, ela corre com a bola enquanto faz embaixadinhas, para que a bola não fique presa no campo. Ninguém consegue acreditar que uma estátua Jizo faria isso, ficando claro que as informações que a Urawa Hosei tinha eram ruins.

Nozomi chutando ao gol e acertando a trave.

Efeito Onda e a solidão de um atleta

A partir dessa primeira jogada de Nozomi, todo o time da Warabi Seinan se anima e, centradas na número 8, repetem seus ataques seguidamente. O time da Urawa Hosei não sabe muito bem como reagir a esse “efeito Onda”, e todo o jogo é engolido pela vontade de vencer de Nozomi. Chika é a única que demonstra que pode se opor aos ataques da número 8, e continua tentando fazer com que o time retorne ao seu ritmo.

Porém, agora que Nozomi conseguiu atrair a marcação de Chika, Suo e Soshizaki encontram mais espaços para jogar. No banco de reservas, Echizen relembra como sua amiga estava sempre jogando sozinha quando era mais nova e pensa na conversa que tiveram ao fim do campeonato de futebol society.

Naquele dia, Soshizaki contou como vê as coisas no mundo dos atletas: para ela, todos os atletas estão sozinhos. Echizen pensa que discorda um pouco dessa ideia e, por mais que atletas de alto nível possam ser solitários, eles nunca jogam sozinhos. E isso se prova em campo, quando Suo e Soshizaki acompanham todas as jogadas de Nozomi, também criando oportunidades.

O efeito Onda é mais do que uma animação criada por Nozomi, mas é também uma afirmação de que todas elas podem mais, inclusive a própria número 8 do time: para conseguir jogar mais uma vez com o Instituto Kunogi, ela vai jogar tudo o que tem e será acompanhada por suas companheiras.

Porém, do outro lado está o time mais forte de Saitama e que não leva um gol nas eliminatórias há dois anos. O segundo tempo ainda não acabou e tudo continua igual no placar.

Suo continuando uma das jogadas de Nozomi.

Veredito

Mais um episódio muito interessante de Farewell My Dear Cramer, onde finalmente temos uma aparição forte de Nozomi. Apesar de pouco ter sido mostrado quando se tratou de jogadas de fato, o embate mental entre Chika e Nozomi adicionou outra camada ao episódio. Aos poucos vamos entendendo quem é a nossa protagonista, que parece precisar encarar grandes desafios para melhorar como personagem.

A interação dela com Suo e Soshizaki também ganhou uma nova camada de profundidade, principalmente se pensarmos que, até agora, as três nunca tiveram destaque ao mesmo tempo. É particularmente interessante ver como Soshizaki sempre aparece com as melhores falas, o que só adiciona para a qualidade da personagem.

Por outro lado, o jogo em si foi trabalhado de uma forma muito lenta – seria possível trabalhar o desenvolvimento das personagens individual e coletivamente sem precisar arrastar cada jogada até não dar mais. Talvez isso tenha a ver com as inconsistências de animação que a produção vem enfrentando, talvez não. A questão é que, nesse ponto, a qualidade da animação dessa adaptação já está aquém de comentários.

O próximo episódio pode trazer um excelente desfecho para esse pequeno arco contra a Urawa Hosei, ou ao menos essa é a expectativa.

Farewell, My Dear Cramer tem novo episódio todo domingo, na Crunchyroll.