Após um início de segundo tempo acirrado, o jogo entre Warabi Seinan e Urawa Hosei continua a todo vapor, com Chika e Nozomi se destacando por seus times. Em Ambições e Escolhas, uma jogadora inesperada rouba os holofotes da partida e muda o rumo de tudo, colocando Nozomi e as outras em uma posição delicada.

Farewell, My Dear Cramer EP 11 | Crítica

Alice Adatara, a garota mágica

Continuando exatamente de onde o último episódio parou, Nozomi perde a bola para Chika mas Soshizaki pega o rebote e lança para Suo, abrindo espaço para um contra-ataque. Apesar de Suo não conseguir completar o chute, Nozomi aparece para recuperar a bola e deixar Chika para trás, mas na hora de marcar ela é parada por uma jogadora assustadora que até agora tinha ficado escondida: Alice Adatara.

Ela rouba a bola de Nozomi e passa para as meio campistas, partindo para o ataque em uma velocidade assustadora. Os passes da Urawa Hosei se conectam perfeitamente e encontram Alice, agora no ataque, que se livra de duas marcadoras com facilidade e chuta, marcando o primeiro gol da partida aos 26 minutos do segundo tempo.

Nisso somos apresentados a um pequeno flashback que conta um pouco mais da história de Alice: quando criança, ela era deslumbrada com animes de garotas mágicas e queria muito ser uma ela mesma. Porém, por conta de seu tamanho e sua falta de tato, ela sempre foi vista como uma pessoa assustadora por seus colegas de escola. Sua altura também chamou a atenção de seus pais, que a colocaram em um time de basquete onde, apesar de ser boa, não conseguiu se adaptar por ser um esporte de contato – Alice não gosta que estranhos a toquem.

Um dia, quando andava sozinha num corredor, ela é abordada por Yu Tenma, que a convida para jogar futebol. Ali ela encontrou um lugar que pudesse se encaixar, formando uma excelente parceria com Yu.

Alice totalmente otaku, melhor personagem.

Quando um time é formado

Mesmo com o placar aberto, o treinador da Urawa Hosei sabe que não é o bastante. Yu faz uma falta mais forte em Soshizaki e acaba recebendo cartão amarelo, mas ela faz isso para manter o time acordado e ligado no jogo. Assim, mesmo com a vantagem, o time da Urawa Hosei continua pressionando na marcação e partindo para o ataque com Alice. Com Yu atuando como uma falsa centroavante e abrindo espaços no meio da defesa da Warabi, Alice consegue marcar o segundo gol da Urawa Hosei.

Com 2 gols de desvantagem no placar, as jogadoras da Warabi e a técnica Nomi começam a jogar a toalha. Isso até que a capitã Tase assumir o papel de líder do time e continuar levantando a moral de todas, especialmente de Nozomi. Assim o time volta a tentar a vitória com todas as forças, com o ataque pressionando e a defesa conseguindo lidar com as investidas de Alice. Nomi percebe que estava desistindo a toa e volta a dar ordens e apoiar o time do banco de reservas.

Depois de uma jogava incisiva que quase resulta em gol, Suo, que até agora sempre jogava sozinha, percebe que estar com esse time permite que ela se divirta e divida as felicidades com suas companheiras. Como Nozomi diz, elas estão realmente jogando futebol, e isso a faz lembrar das palavras de Soshizaki ao fim do ensino fundamental, dizendo que não a deixaria jogar sozinha.

O jogo continua e o segundo tempo está quase no final.

Uma das imagens que vem na cabeça de Suo quando ela pensa em suas companheiras.

Veredito

Mais uma parte do jogo contra a Urawa Hosei, que vem sendo uma partida excelente, com várias personagens interessantes sendo apresentadas e desenvolvidas. Porém, é possível argumentar que o jogo está se estendendo demais: é provável que esse seja mais uma sinal de como a produção desse anime está uma bagunça, e não apenas a parte da animação (que qualquer comentário a mais sobre a falta de qualidade já é um eufemismo).

O destaque fica, particularmente, para a personagem Alice Adatara, que é mais uma das oponentes da Warabi que consegue ser mais interessante do que as próprias protagonistas. A personalidade dela de fã inveterada de animes é uma adição divertida ao design mais macabro que ela tem.

Outra coisa legal para destacar é a evolução do time como um todo: comparado ao início da temporada, as garotas se comportam muito mais como um time agora. Vale puxar um pouco de sardinha para a capitã Tase, que vem sendo a personagem melhor desenvolvida do time protagonista, e que nesse episódio mostrou o quanto ela cresceu como jogadora e capitã.

O próximo episódio vai trazer o fim da partida e, junto com ele, provavelmente o fim da temporada. Vamos esperar para ver o que vai acontecer.

Farewell, My Dear Cramer tem novo episódio todo domingo, na Crunchyroll.