O final da partida contra o time da Urawa Hosei chega, e com ele também chega a decepção da derrota. Em A Espinha Dorsal, as jogadoras da Warabi Seinan precisam decidir como seguirão com seus futuros depois de serem eliminadas prematuramente do torneio.

Farewell, My Dear Cramer EP 12 | Crítica

Derrota e perspectivas

O episódio já começa com o final da partida contra o time da Urawa Hosei com o placar de 2 a 0. O resultado elimina o time da Warabi Seinan do torneio, contrariando as expectativas das próprias jogadoras. As atletas da Urawa, ao fim da partida, abordam Suo, Soshizaki e Nozomi para que elas saiam da Warabi, mas tem seu pedido negado por elas.

Chika fica brava com Soshizaki por ela estar em um time fraco e Nozomi rebate, dizendo que a graça de tudo é poder enfrentar times fortes ao longo do caminho para, no final, enfrentar o mais forte de todos: o Instituto Kunogi.

No dia seguinte ao jogo, todas estão cansadas por terem se esforçado tanto mesmo com o campo molhado pela chuva. Mesmo assim, Nozomi vai até o campo de treinamento para chutar suas frustrações. Fukatsu resolve ir até o campo, acaba encontrando Nozomi e aproveita a oportunidade para conversar com ela: o treinador escuta as inseguranças da garota, mas garante que ela pode continuar jogando futebol como sempre pois ela tem um futuro brilhante pela frente.

Então, mais jogadoras começam a chegar no campo: Echizen, disposta a ser uma jogadora melhor e ajudar suas companheiras; Suo, com a cara fechada por ter perdido; Soshizaki, com a ambição de tornar a Warabi Seinan um time forte; e até a capitã Tase e todas as outras jogadoras. Todas com o objetivo de ficarem mais fortes e vencer o próximo campeonato.

Todo o time da Warabi Seinan correndo para treinar.

Futuro

Vendo o entusiasmo de suas jogadoras, Nomi decide entrar de cabeça na melhora das garotas e elas começam um longo treinamento para o próximo campeonato. Algumas semanas depois, o time está melhor entrosado e pronto para começar mais uma caminhada.

Nozomi pensa de novo em todas as pessoas que conheceu no seu primeiro torneio no ensino médio e se sente agradecida por poder jogar futebol com tantas pessoas talentosas. O primeiro jogo do novo campeonato começa, e Nozomi pensa outra vez consigo mesma como é bom jogar futebol com suas companheiras de time

Mais uma jornada se inicia para o time da Warabi Seinan em busca do topo e de suas revanches contra a Urawa Hosei e o Instituto Kunogi.

Time da Warabi Seinan antes do primeiro jogo do novo campeonato.

Veredito

O final da temporada de Farewell, My Dear Cramer conseguiu ser bastante satisfatório por algumas razões. Primeiro, apesar de ter tido um enredo enrolado ao longo da temporada, o último episódio amarra bem as pontas soltas e abre espaço para continuações com as personagens melhores desenvolvidas.

Outro ponto bom foi que, pela primeira vez na temporada, a animação foi de ótima qualidade. Uma pena isso ter acontecido justamente no último episódio da temporada, mas pode ser indício de que os problemas de produção do anime tenham acabado, e uma possível segunda temporada possa ser melhor.

My Dear Cramer foi, apesar dos inúmeros problemas, um anime com um bom enredo e com boas personagens, e que consegue cativar principalmente quem gosta de futebol ou de animes de esporte em geral. As maiores críticas ficam realmente para a extensão desnecessárias de algumas partidas, o apagamento de algumas personagens que tem potencial de serem melhores e, principalmente, a animação.

Mesmo assim, o anime consegue ser satisfatório. Vamos aguardar agora uma continuação para vermos mais da evolução de Nozomi e do time da Warabi Seinan.

Farewell, My Dear Cramer tem todos seus episódios disponíveis na Crunchyroll.